visualizações de página

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Contran obriga o uso da cadeirinha infantil em carros


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) obriga a partir de 1º de setembro o uso da cadeirinha infantil para o transporte de crianças menores de sete anos em carros. Com isso, a marca Babysol já vem orientando seus consumidores sobre a maneira correta de transportar as crianças.

De acordo com a nova lei, há vários assentos conforme a faixa etária da criança. Crianças de até um ano devem utilizar o bebê conforto, com o acessório virado de frente para o banco do carro e de costas para o motorista, ficando presas a um cinto de segurança. Entre um e quatro anos, o lugar correto para acomodá-las é em cadeirinhas com encosto e cinto próprios. Os assentos reajustáveis, que utilizam o cinto de segurança, mas que não ficam na altura do pescoço da criança, podem ser usados para as de quatro a sete anos.

Segundo o gerente da Babysol Henrique Daros, existem no mercado diversos modelos e marcas e o uso correto pode evitar acidentes fatais. “É importante verificar se o modelo escolhido possui o selo do Inmetro”, diz.

Esta lei não se aplica a táxis, ônibus e quem desrespeitar estará cometendo infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54, além de retenção do veículo.

Nenhum comentário: