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quinta-feira, 22 de julho de 2010

Operador de telemarketing pode ter a saúde prejudicada devido ao trabalho

Segundo o Sindicato dos trabalhadores em telecomunicações do Rio de Janeiro (SINTTEL), a carga horária para os trabalhadores de call center é de seis horas diárias, com duas pausas de dez minutos para descanso. Isso se deve ao fato dos trabalhadores estarem expostos a lesões por esforços repetitivos (LER), que afetam os membros superiores, causando tendinites, bursites, e problemas de coluna. Quem atua nesta área, tem mais facilidade de adquirir essas doenças, devido a se submeterem a repetidos exercícios diariamente durante um determinado tempo.

A telefonista Bruna Lemos, que trabalha há dois anos na área, diz que adquiriu tendinite e miopia, não só pelos movimentos repetitivos, mas também por estar constantemente no computador. Já o operador Alex Santos, que trabalha há cinco anos, diz não sentir nada. “ Tenho às vezes dores de cabeça, mas isso é normal. Quanto ao LER, não sinto nada", diz Alex.

Segundo especialistas, há exercícios que podem ser feitos para amenizar ou até mesmo prevenir esses males como alongamentos articulares, além de se manter uma correta postura.

O mais importante é que o empregador informe na hora da contratação para o funcionário, os possíveis riscos que ele sofrerá com a profissão.

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