visualizações de página

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Conheça o que as escolas de samba do Rio de Janeiro trarão para a avenida

O carnaval começa neste sábado, e além dos diversos blocos espalhados pela cidade do Rio de Janeiro, a grande festa esperada está em torno do desfile das escolas de samba. As 13 agremiações desfilarão nos próximos domingo e segunda-feira. No domingo, se apresentarão por ordem: Renascer de Jacarepaguá, Portela, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade Independente de Padre Miguel, Porto da Pedra, Beija-Flor e Vila Isabel. Na segunda-feira, desfilarão: São Clemente, União da Ilha, Salgueiro, Mangueira, Unidos da Tijuca e Grande Rio.

A Renascer de Jacarepaguá, escola campeã do grupo de acesso em 2011, iniciará o desfile às 21h e trará para a avenida o enredo “O artista da alegria dá o tom na folia”, que tratará de uma homenagem ao artista plástico Romero Britto. A história da vida e obra do artista será representado em sete carros alegóricos, três tripés, 34 alas e 3,5 mil componentes. Já a Portela, entrará na avenida entre 22h05 e 22h22 com o enredo  “E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual...”, e fará uma homenagem a Clara Nunes, que será representada pela também cantora Vanessa da Mata. A escola vai mostrar celebrações oriundas das tradições africanas e de origem na Igreja católica, como as festas do Senhor do Bonfim, de Iemanjá, de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de São Cosme e São Damião. A escola terá sete carros alegóricos, cinco tripés e 4,1 mil componentes, divididos em 35 alas.

A terceira escola de samba a desfilar no domingo, entre 23h10 e 23h44, a Imperatriz cantará o enredo "Jorge, Amado Jorge", uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado. Na avenida, passarão os grandes personagens criados pelo escritor, como Gabriela, Perpétua e Dona Flor, com enfoque na religiosidade e festas populares da Bahia. Na composição, sete carros alegóricos, 30 alas e 3,5 mil componentes. A Mocidade, entrará na avenida entre 0h15 e 1h06, com o samba  “Por Ti, Portinari. Rompendo a tela, a realidade”. A escola contará a vida e obra do pintor Cândido Portinari. A Mocidade virá com 3,5 mil componentes, oito alegorias, três tripés e 30 alas.

A Porto da Pedra, que entrará entre 1h20 e 2h28, contará com sete carros alegóricos, 3,8 mil componentes divididos em 33 alas. Seu samba, intitulado  “Da seiva materna ao equilíbrio da vida”, contará a história do iogurte, mostrando a importância da alimentação para uma vida produtiva e saudável. Já a campeã de 2011, a Beija-Flor, que entrará entre 2h25 e 3h50, tentará o bicampeonato com o enredo "São Luís, o poema encantado do Maranhão", e mostrará a história da capital maranhense. A escola terá  oito carros alegóricos, 3,8 mil componentes, divididos em 49 alas. Já a última escola a desfilar no domingo, a Vila Isabel, entrará na avenida entre 3h30 e 5h12 e contará com 4 mil componentes, em 30 alas, e sete carros alegóricos. O enredo  "Você semba lá... que eu sambo cá - o canto livre de Angola", mostrará um pouco do país africano através de estampas africanas, além de instrumentos musicais de origem africana, que farão parte da bateria.

Já na segunda-feira, a primeira escola a desfilar é a São Clemente, que entrará às 21h com o tema  "Uma aventura musical na Sapucaí". A escola trará grandes musicais desde  “Cats” à “Ópera do malandro”, transformando a Sapucaí em uma espécie de “Broadway brasileira”. A São Clemente trará 3,3 mil componentes, divididos em 34 alas e sete carros alegóricos.  A União da Ilha, que entrará entre 22h05 e 22h22, trará sete carros alegóricos, 4 mil componentes, divididos em 33 alas. O enredo "De Londres ao Rio: Era uma vez uma... Ilha", contará a história de Londres, sede das Olimpíadas de 2012, que terá uma versão bem carioca e carnavalesca do maior evento esportivo do ano. A agremiação quer realizar uma espécie de cerimônia de abertura e também uma contagem regressiva para os jogos do Rio, que serão realizados em 2016.

O Salgueiro trará o enredo “Cordel branco e encantado” e entrará entre 23h10 e 23h44. O samba contará a história da literatura de cordel e contará com 3,8 mil componentes e 35 alas. A Unidos da Tijuca entrará entre 1h20 e 2h28 e trará o enredo  “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”. A escola vai celebrar e consagrar o Rei do Baião e o nordeste brasileiro. A Tijuca será composta por 3,6 mil componentes, distribuídos em 33 alas e sete alegorias. Já a última escola de samba que encerra o desfile de 2012 entrará entre 2h25 e 3h50. A Grande Rio trará o enredo “Eu acredito em você. E você? – Histórias de superação”, que contará que apesar do incêndio que a escola sofreu em 2011 e perdeu quase todas as fantasias, ela deu a volta por cima e está forte na disputa pelo tão sonhado título inédito. A escola contará com 3,8 mil componentes, 32 alas e seis alegorias.

Nenhum comentário: