visualizações de página

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Tudo sobre furúnculo

Este fim de semana, minha mãe reclamou de um caroço que havia nascido em sua perna. O que aparentemente parecia uma espinha, começou a crescer e uma enorme vermelhidão se formou, tornando o caroço numa enorme ferida. Foi diagnosticado furúnculo. E então eu comecei a pesquisar a respeito do problema e resolvi descrever no meu post de hoje, até porque com certeza há muitas pessoas, assim como eu, que desconhecem as causas e tratamentos.

Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, o furúnculo é uma infecção dos folículos das cavidades de onde saem os pelos (pilossebáceos), geralmente causados pela bactéria Staphylococcus aureus. Ocorre em diversos locais, mas as áreas onde há maior transpiração e fricção como axilas, virilha, nádegas e pescoço estão mais propensos a ter furúnculos. Além disso, o uso de roupas apertadas e substâncias que obstruem os poros favorecem sua manifestação.

Quando a bactéria entra no folículo, se dissemina e forma uma lesão bastante dolorosa, que terá seu tamanho variável, de acordo com a profundidade do folículo afetado. Ela é endurecida, quente e possui superfície avermelhada. Seu centro, de tom amarelo, é resultado da necrose da região central da infecção, chamada popularmente de “carnegão”.

Geralmente o furúnculo se cura espontaneamente, com o tempo, eliminando pus e o tecido necrosado. Após isso, há a cicatrização e a pele pode se apresentar escurecida. Não é recomendado que se esprema a lesão, já que essa atitude pode permitir que as bactérias entrem na corrente sanguínea e infectem outras regiões, como ossos e coração; ou pode propiciar a furunculose: vários furúnculos em região próxima.

O uso de antibióticos locais ou sistêmicos, prescritos pelo dermatologista, e aplicação de calor por meio de compressas secas e quentes são medidas que aceleram o fim dessa inflamação. Drenagem da lesão só é feita quando esta está muito grande, com indicação médica. Já a prevenção consiste em manter a pele limpa, lavar frequentemente as mãos e utilizar roupas, toalhas e roupas íntimas em bom estado higiênico.

Uma dica caseira para melhorar a lesão, além de compressas secas e quentes no local, é colocar rodelas de cebola crua no local, enfaixar e deixar de um dia para o outro. A função da cebola é retirar o pus do ferimento. Depois, a lesão cicatrizará. Caso não funcione, procure um dermatologista para um melhor tratamento.




Nenhum comentário: