visualizações de página

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Conheça os mitos e verdades sobre a celulite

Um mal que atinge quase 100% das mulheres, e que é uma doença, além de ser esteticamente feio... Estamos falando da celulite. Aqueles furinhos indesejados causam muitos complexos nas mulheres e trazem alguns mitos na mente. Abaixo uma listagem com todos os esclarecimentos a respeito.

Celulite não é uma inflamação da hipoderme
O sufixo “ite” indica, na medicina, a presença de uma inflamação. Tanto que a palavra celulite, ao pé da letra, significa “inflamação do tecido celular subcutâneo”. Mas, na verdade, o problema é resultado da projeção de estruturas mais profundas sobre a superfície da pele, entre elas os septos fibrosos. Septos são uma espécie de divisão, ou trava, que liga a superfície aos tecidos mais profundos, causando os “furinhos” ou depressões (casca de laranja) na pele, característicos da celulite. E eles ficam ainda mais evidentes quando há um aumento do volume dessas áreas, seja por ganho de peso (acúmulo de gordura corporal), seja por retenção de líquidos. 


Celulite é genética
Há uma predisposição, mas ela não é obrigatoriamente herdada. A relação da celulite com os hormônios femininos é reforçada por momentos de mudança, como puberdade, menopausa e gravidez, e também durante o uso da pílula. Aumento de peso, má nutrição e sedentarismo não só estão relacionados com o surgimento dos furinhos, mas também com a piora do quadro. 


Celulite e estria não necessariamente estão correlacionadas
Celulite e estrias podem coexistir, mas são problemas distintos e independentes. Ambas podem surgir ou ser agravadas pelo aumento de peso e ocorrem mais nas mulheres. As estrias são consideradas cicatrizes dérmicas que surgem devido à distensão excessiva da pele (pelo aumento de peso ou pelo crescimento muito rá­pido do corpo, o que é comum na fase da adolescência e pré-adolescência). As estrias tendem a ser mais precoces nas mulheres, sendo comuns também durante a gestação e mais frequentes em gestantes bem jovens, pois a pele ainda é mais firme (menos “elástica”). 


Retenção de líquido aumenta celulite 

Ela pode piorar o aspecto da celulite. E isso é visto durante o período pré-menstrual e também pelo consumo excessivo de sódio, já que ele faz o corpo reter mais líquido. 


Drenagem linfática diminui a celulite
A drenagem pode aliviar bastante o aspecto ondulado na pele, pois diminui o inchaço. O efeito, no entanto, é pontual, já que o organismo drena substâncias tóxicas a todo momento com a circulação sanguínea. Além disso, a massagem deve ser um tratamento complementar a mudanças no estilo de vida: alimentação e hábitos saudáveis, prática de exercícios físicos e controle de peso. 


Técnicas de automassagem nem sempre ajudam no combate à celulite
Apenas espalhar com força o creme hidratante ou anticelulite após o banho não ajuda. O ideal é fazer os movimentos sempre de baixo para cima e direcionados ao coração, para melhorar a circulação. 


Cremes anticelulite nem sempre funcionam
Eles podem suavizar o aspecto da celulite, principalmente se associados a outros tratamentos. Mas fazem mais efeito em casos leves. Hoje, a indústria investe no estudo de ativos de moléculas menores e veículos que conseguem levar as substâncias mais profundamente na pele. E é da penetração dos ativos que depende o poder de atuação. 


É mito dizer que refrigerante light e água com gás dão celulite
Até hoje, não existe comprovação científica de que refrigerante tenha influência no aparecimento ou agravamento da celulite. O que é verdade é que tudo que engorda, incluindo bebidas calóricas (refrigerantes normais, sucos industrializados), aumenta a celulite, pois contém açúcar e ele se acumula nas áreas de gordura de depósito (onde o nosso organismo “estoca” a gordura). Refrigerantes nas versões “zero” ou “light”, bem como água mineral com gás, não geram aumento de peso, até onde se sabe. Já o gás é certeza: não consegue insuflar a gordura! 


O álcool, diretamente não aumenta a celulite
Mas o consumo crônico e exagerado pode piorar ou até causar retenção de líquidos e inchaço, que agrava a celulite. Além disso, o álcool contém grande quantidade de açúcar, que se transforma em gordura no organismo. 


Pílula anticoncepcional e cigarro agravam a celulite
Os hormônios são importantes fatores para o aparecimento da celulite. Tanto que ela é quase exclusiva da mulher. O estrogênio parece ser o principal deles envolvido nos processos de surgimento, evolução e agravamento da celulite e na distribuição de gordura no corpo feminino. Sabe-se que a celulite pode piorar quando há altos níveis de estrogênio, como na puberdade, menstruação e reposição hormonal. O cigarro, por sua vez, aumenta as toxinas e piora a vascularização das células, incluindo as de gordura, podendo agravar o quadro. 


A celulite provocada pela gestação fica para sempre
Gravidez não causa celulite, mas pode piorar se o ganho de peso for grande e, principalmente, se a mulher já tiver antes. A ação dos hormônios ajuda a reter mais líquido, a circulação fica mais lenta e a drenagem linfática, mais dificultada. E tudo isso favorece. Depois do parto, o esforço vai ser maior para se livrar da celulite e uma herança dela pode, sim, ficar para sempre


Peles flácidas têm mais tendência à celulite
Celulite tem tudo a ver com a flacidez, principalmente depois dos 30 anos, quando a pele começa a diminuir o colágeno, tornando-se mais suscetível aos efeitos da gravidade. 


Chás diuréticos podem ajudar a combater a celulite
Quando a celulite é relacionada à retenção de líquidos, os chás podem ter um efeito benéfico. O chá verde, por exemplo, contém epigallocatequina e gallato, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. 


As almofadas e bermudas anticelulite não funcionam
Os efeitos ainda são bastante duvidosos. Talvez a compressão ajude a melhorar a circulação, mas ainda são necessárias evidências científicas dos materiais utilizados e, principalmente, de resultados comprovados. 


A cirurgia para celulite não funciona em todos os casos
O Subcision é uma técnica ambulatorial que visa a romper os septos fibrosos subcutâneos, responsáveis pelos “furinhos” mais profundos. A ruptura deles e de vasos sanguíneos adjacentes também promove a formação de hematomas que estimulam a produção de um novo tecido, funcionando como um “preenchedor natural”. Mas é indicado apenas para as lesões deprimidas, ou seja, profundas. Aquelas com aspecto “casca de laranja” não apresentam resultado. 


É impossível se livrar 100% da celulite
Existem vários tratamentos que melhoram muito o aspecto da pele e os furinhos, mas é difícil se livrar delas. O que se pode fazer para amenizar o problema é combinar vida saudável e sem cigarro + exercício físico + peso sob controle.

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/

Um comentário:

Gustavo Rezende disse...

Ótima postagem amor, muito exclarecedora e bem completa. Parabéns!