visualizações de página

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Tudo sobre a ressaca


Existem vários mitos sobre a ressaca. Para esclarecê-las, abaixo algumas informações e dicas de como proceder em caso de excesso na ingestão de bebidas alcoólicas.

Quando se diz que comer antes e depois das refeições evita a ressaca, há ressalvas. Estar alimentado evita a hipoglicemia (queda de açúcar) que o excesso do álcool traz. Porém, se o indivíduo beber mais do que o tolerável e ingerir alimentos gordurosos, terá ressaca. Já o banho gelado não cura ressaca, ele só serve para deixar a pessoa acordada e ativar a circulação.

O café não cura a ressaca por completo. Ele, assim como o banho, aumenta o estado de alerta das pessoas e, como é vasodilatador, pode amenizar os sintomas da dor de cabeça para algumas pessoas. Uma dica bem legal e que funciona é intercalar o álcool com água. A água não deixa o corpo desidratar, aumenta a quantidade de urina e facilita a eliminação das toxinas no fígado e, assim, diminui as possibilidades de acúmulo de álcool no organismo.

Outra dica é ingerir chás, sopas e saladas. Os chás são líquidos naturais que reidratam o corpo e o efeito será ainda melhor se ingerir os que ajudam o trabalho de eliminação do fígado como dente-de-leão, jurubeba, boldo e alcachofra. Já os caldos de legumes, sopa e saladas com verduras escuras como brócolis, couve e repolho aumentam a quantidade de enxofre para o fígado desintoxicar e fortalecem o organismo para o trabalho de eliminação. Além disso, comer frutas, verduras e grãos integrais, ajudam a minimizar as consequências do álcool. 

2 comentários:

Gustavo Rezende disse...

Ótima postagem amor, garanto que muitas pessoas que gostam de "enfiar o pé na jaca" ou "beber todas" vão ler. Beijos linda

Gustavo Rezende disse...

Podemos dizer que alimentos que estimulam a eliminação das toxinas (aqueles que fazem ir ao banheiro) são os ideais nesta situação (ressaca). Muito esclarecedora a ppostagem; eu cheguei a pensar que o banho frio já era o suficiente.