visualizações de página

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Japones cria detector de radiação com garrafa Pet

O pesquisador japonês Hidehito Nakamura criou detectores de radiação feitos com garrafas Pet recicladas. O aparelho foi criado para suprir a crescente demanda por estes detectores, devido ao pior acidente nuclear do mundo sofrido no país em 25 anos após o terremoto e tsunami de março.

Nakamura, que também é professor assistente da Universidade de Kyoto, no oeste do Japão, fez um acordo com a empresa Teijin, e cortaram em 90% o custo em relação aos aparelhos existentes, muitos dos quais são produzidos por empresas estrangeiras.

O aparelho apelidado de “Scintirex" deve ser acabado até o final de setembro. Ele é uma resina de plástico que emite um brilho fluorescente quando exposta à radiação. A resina age como um sensor dentro dos detectores, permitindo medir o nível de radiação. Scintirex deve reduzir os custos para detectores pessoais de radiação e de aparelhos de monitoramento que serão usados pelo governo e empresas.

Os detectores estarão disponíveis para organizações governamentais e empresas classificadas como prioritárias, por aproximadamente 10 mil ienes (equivalente a R$ 210 reais) – um décimo do custo dos materiais atualmente disponíveis.

Fonte: www.g1.globo.com

Um comentário:

Gustavo Rezende disse...

Para um material quem tem garrafa pet na sua composição, até que é bem carinho. Parabéns pela postagem.