visualizações de página

quinta-feira, 28 de julho de 2011

População brasileira tem consumido mais alimentos calóricos


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta quinta-feira, dia 28, que 90% dos brasileiros estão consumindo alimentos calóricos e de baixo teor nutritivo. O estudo “Análise de Consumo Alimentar Pessoal” no Brasil apontou que a população não consome o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda (frutas, verduras e legumes). A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) avaliou o período entre 2008 e 2009.

De acordo com estipulado pela OMS, deve-se consumir 400g de frutas, legumes e verduras por dia. A população que segue a dieta não chega nem a 10%. As maiores médias apontadas no estudo foram o feijão (182,9 g/dia), arroz (160,3 g/dia), carne bovina (63,2 g/dia), sucos (145,0 g/dia), refrigerantes (94,7 g/dia) e café (215,1 g/dia).

Os adolescentes consomem em grande quantidade biscoitos, linguiça, salsicha, mortadela, sanduíches e salgados. Já as bebidas os grandes vilões são o refrigerante e suco com açúcar. Os biscoitos recheados também são mencionados (12,3 g/dia).

Já as pessoas que vivem na área rural consomem mais frutas e peixes frescos do que a população urbana, além de arroz, feijão e farinha de mandioca. Para quem vive na área urbana, os mais ingeridos são o refrigerante, pão de sal, cerveja e sanduíches.

Um fator observado pelo IBGE é a influência da renda familiar. A população de menor renda consome mais o feijão, preparações à base de feijão, milho e preparações à base de milho. Já a batata frita, doces, refrigerantes, pizzas e salgados fritos e assados, leite e seus derivados são consumidos pela classe de maior renda, por esses itens terem um custo mais elevado. No caso do arroz, a ingestão diária chega a 168,1 g por pessoa nas famílias com renda per capita de até R$ 296. Já nas famílias com renda per capita acima de R$ 1.089, o índice cai para 129,7g. O mesmo ocorre com o feijão, com consumo diário de 195,5 g e 127,5 g, respectivamente.


Um comentário:

Gustavo Rezende disse...

Outro dia li uma matéria que mostrava que a população brasileira, de uma maneira geral, vem engordando e tem o risco de ter problemas como a obesidade, assim como ocorre com a população americana. A matéria dizia também que a questão da renda familiar tinha influência nisso. Parabéns pela postagem!