visualizações de página

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pessoas que dormem pouco têm mais riscos de obesidade

Indivíduos abaixo de 35 anos que dormem pouco e mal têm maiores chances de desenvolver obesidade e outras doenças, é o que revela a endocrinologista da clínica Ayni Saúde integrada, de São Paulo, Nathália Ferreira.

Para Nathália, a cada século que passa, a humanidade diminui uma hora de sono. Nos últimos 50 anos, essa redução passou para duas horas a menos por noite. “A conclusão a que chegamos é que a pessoa que dorme menos é prejudicada metabolicamente. Então, a falta de sono leva ao ganho de peso, sim”, diz a endocrinologista.

Quanto pior a qualidade desse sono aumenta o índice de massa corporal (IMC). Com isso, também aumenta as chances do aparecimento de diabetes, hipertensão e apneia do sono (ronco). Para amenizar essa situação é importante que se faça uma dieta equilibrada, e que se pratique atividades física regularmente para que se durma mais e melhor.

Nos Estados Unidos também foram feitas a mesma pesquisa e constataram que adultos privados de sono comeram quase 300 calorias a mais por dia, vindas de gordura saturada, do que pessoas que dormiram o suficiente. Os especialistas não chegaram a uma conclusão exata da quantidade ideal de horas de sono. Quem dorme menos de cinco horas por noite tem risco de obesidade. E quando o descanso é menor do que quatro horas, durante o dia ocorre aumento do desejo por açúcar e gordura, o que predispõe ainda mais o aumento de peso.

Fonte: www.ig.com.br

Um comentário:

Gustavo Rezende disse...

Ótima postagem amor! Confesso que durmo muito mal...