visualizações de página

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Indignada com o Brasil


Hoje a postagem é mais uma reflexão e indignação do que uma notícia. Ao vir para o meu trabalho nesta sexta-feira, dentro do ônibus, me deparei com uma situação que até então não havia presenciado. Uma mãe com um menino de aproximadamente seis anos em uma cadeira de rodas fez sinal ao ônibus. O motorista, ao parar e acionar aquele equipamento que levanta a cadeira de rodas, que hoje tem em quase todos os ônibus, não funcionou. Então o motorista fez um grande esforço para tentar “consertar” o equipamento e assim fazer a cadeira do menino subir. Depois de 15 minutos, finalmente, o motorista conseguiu colocar a criança com segurança dentro do ônibus utilizando o acessório. As pessoas, é claro, ficaram indignadas, pois estavam atrasadas, inclusive eu, que já havia tido um problema com o ônibus anterior que havia quebrado. A mãe também ficou indignada pela vergonha que passou.

Agora vejamos: pra que colocar um adaptador de cadeirante se não funciona? É para enganar a fiscalização? Além dos deficientes sofrerem com as altas calçadas ou quebradas, rampas sem corrimão, ainda encontram uma suposta “adaptação” que na verdade é só uma fachada, pois não funciona. Realmente isto é chocante para uma sociedade que aprova a união de gays, a luta pelos nossos direitos, a revolução feminina, mas discrimina os portadores de deficiência, seja física, auditiva, visual, ou mental. Se é para abrirmos nossas mentes e sermos livres de preconceitos, temos que estar livres de TODOS os tipos de preconceito e não segregar esta parte da população. É por estas e outras que tenho vergonha de morar neste país chamado Brasil.

Um comentário:

Gustavo Rezende disse...

Essa questão do equipamento para deficientes foi impostas as empresas de ônibus. Porém já que o equipamento faz parte de uma lei, é preciso treinar o motorista para que ele possa usá-lo com destreza e não fique "enrolado" com o acessório. As empresas de ônibus deveriam treinar os motoristas ou colocar um outro profissional para desempenhar, exclusivamente, esta função. Parabéns pela postagem!