visualizações de página

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Estado oferece tratamento para reversão de casos de AVC


O Estado do Rio de Janeiro já está oferecendo aos pacientes que sofreram AVC, remédios para normalizar a circulação cerebral. Desde que as unidades da Secretaria de Estado de Saúde passaram a oferecer o tratamento, aproximadamente 50 pacientes com AVC esquêmico saíram dos hospitais sem seqüelas. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um tipo de derrame que traz sequelas as vezes irremediáveis, como paralisia de membros inferiores e superiores, problemas na fala, entre outros.

De acordo com o neurologista do Hospital Getúlio Vargas, Henry Pereira da Silva, o medicamento trombolítico dissolve o coágulo, fazendo com que a circulação do cérebro retorne ao normal e a área volte a receber oxigênio, mas para isso é necessário que o procedimento seja realizado entre 4 e 5 horas após o derrame. Segundo o Estado do Rio do Rio de Janeiro, os profissionais das UPAs foram treinados para identificar doentes com AVC, e assim transferi-los. Por isso, é importante identificar os primeiros sinais de AVC e encaminhar o paciente o mais rápido possível para um hospital, a fim de receber o atendimento correto.

Um dos principais sintomas são dores de cabeça intensas sem nenhuma causa aparente; Perda de visão em um olho ou nos dois; Alteração na fala, com dificuldade de expressar palavras ou compreender a linguagem; Diminuição ou perda da força da face, braço ou perna; Sensação de formigamento nos membros inferiores e superiores, incluindo o rosto; e Vertigem intensa e desequilíbrio associado a náuseas e vômitos.

Se a pessoa com suspeita de AVC não conseguir sorrir; distorcer a face apenas para um lado; dificuldade em levantar os braços; e dificuldade de falar, procure um médico urgentemente, pois pode ser o derrame. Lembrando que a demora em socorrer pode incapacitar o paciente e até mesmo matar. 

Um comentário:

Gustavo Rezende disse...

Ótima postagem e importante resalva no fim, pois as pessoas não costumam buscar um médico com urgência; elas só vão quando a situação fica bem crítica e, pelo que vi no seu blog, no caso do AVC o socorro deve ser imediato. Ótima postagem amor, parabéns!!!!