visualizações de página

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vinagre faz bem à saúde


Um estudo realizado na Arizona State University descobriu os benefícios da ingestão diária de vinagre na saúde. Tomar vinagre de maçã na hora de dormir afeta favoravelmente os níveis de glicose no sangue na hora de acordar. A redução desses níveis foi de 6%. Nos Estados Unidos, o vinagre já virou item indicado por médicos, principalmente aos diabéticos.

Além disso, o vinagre também previne problemas digestivos, melhora as dores de artrite, câimbras, dor de ouvido e problemas urinários. Os componentes contidos no vinagre como o betacaroteno, boro, cálcio, enzimas, e fibras ajudam na melhora da qualidade de vida do indivíduo. O primeiro ajuda a neutralizar as moléculas de radicais livres que transformam as células saudáveis em cancerosas; o segundo ajuda no fortalecimento dos ossos; o terceiro regulariza a contração muscular; o quarto coopera na digestão; e o último absorve gordura, reduzindo o colesterol, a cardiopatia e pressão alta.

É importante ressaltar também que uma xícara de vinagre contém 240mg de potássio, que ajuda a combater a fadiga, dando mais vitalidade. Ele é contra indicado para quem tem restrições ao potássio, como os insuficientes renais. Como o vinagre é ácido, ele pode irritar a garganta e a boca se ingerido em grandes quantidades. Há riscos de interação com medicamentos como suplementos, diuréticos ou insulina.

A pesquisa também revelou que o vinagre ajuda a emagrecer. Durante um mês, um grupo de pessoas ingeriu duas colheres de vinagre diluídas em meio copo de água antes das refeições principais. As pessoas perderam peso variando de dois a quatro quilos. O ácido acético contido no vinagre pode ser uma opção barata para a prevenção da síndrome metabólica, reduzindo a obesidade.

Fonte: http://saude.ig.com.br/

Nenhum comentário: