visualizações de página

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tudo sobre o soluço

Todo mundo na vida já teve um soluço. Uma coisa que incomoda e irrita, pois as vezes nos impede de falar normalmente. Vamos ver agora quais são as causas do soluço, como ele acontece, o que podemos fazer para amenizar a situação, e algumas curiosidades a respeito do tema.

Tudo começa quando o nervo frênico sofre uma irritação. Este nervo está ligado do diafragma ao cérebro. Ao sofrer esta irritação, o diafragma começa a se contrair involuntariamente. A glote (músculo que fica na garganta) começa também a fechar de forma involuntária, e não deixa o ar voltar dos pulmões, provocando o barulho do soluço.

As causas do soluço são diversas, porém não comprovadas. Acredita-se que uma mudança brusca de temperatura externa pode ocasionar os soluços. Outra causa seria comer exageradamente e muito rápido. Ao comer muito rápido, engole-se também muito ar, formando uma bolha de ar no estômago, que poderia sensibilizar os nervos. Também dizem que a ingestão excessiva de álcool e algo muito gelado provocam soluços.

A maioria dos casos de soluço ocorre rapidamente e logo passa de forma espontânea. Porém em algumas situações, o soluço pode indicar problemas mais graves, ainda mais se demorar a passar, ou acontecer frequentemente. Com relação às formas de se curar o soluço, não há comprovações científicas caseiras. Porém, algumas “receitas” são usadas e parecem resolver o problema como, por exemplo, dar um susto; prender a respiração por alguns segundos; e fazer gargarejos com liquidos gelados. Estas técnicas podem induzir a alguma mudança metabólica ou respiratória e ajudar a cessar as contrações do diafragma.

Fonte: www.ig.com.br

2 comentários:

Gustavo Rezende disse...

Excelente dica amor, com certeza muitas mães vão gostar de saber disso e, também, os adultos.

Gustavo Rezende disse...

Ótima postagens amor, as mães agradecem a dica