visualizações de página

terça-feira, 21 de junho de 2011

Rede ajuda quem tem problemas de insônia

Uma forma simples e barata pode ajudar quem sofre de insônia: uma rede. Dormir em uma superfície que balança levemente ajuda a pegar no sono mais rápido e a chegar a um estágio mais profundo do sono, é o que aponta os pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça. 


O grupo de pesquisadores examinou as ondas cerebrais de 12 homens adultos sem problemas de insônia, que passaram algumas tardes dormindo por 45 minutos em laboratórios. Eles ficaram em quartos completamente escuros e silenciosos, enquanto a atividade cerebral era monitorada por eletroencefalograma.


O balanço da rede aumentou a duração do estágio N2, que normalmente dura metade de uma noite de sono, e também teve efeito duradouro na atividade cerebral, aumentando as atividades conhecidas como fusos do sono, efeitos relacionados à atividade neural, característica do sono profundo. O balanço também foi considerado bom para a consolidação da memória e pode ter potencial para melhorar os mecanismos de reparação do cérebro, melhorando a qualidade de vida do indivíduo.

Fonte: www.oglobo.globo.com

Um comentário:

Gustavo disse...

Interessante amor, eu sempre gostei de dormir em rede, mas por gostar de dormir balançando. Não fazia a menor idéia de que isso faz bem a saúde. Ótima postagem!