visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2011

O Brasil precisa de doadores de sangue

Hoje, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial de Doação de Sangue. O ato, que é uma prova de solidariedade ao próximo, em muitos casos pode ser mau interpretado. As pessoas possuem certos “pré-conceitos” e têm medo de dor sangue. A doação é simples e não afeta a saúde. Abaixo, algumas informações acerca do assunto.

Para doar, a pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos e ter boa saúde. Não é permitido doar durante a gravidez e até três meses depois do último parto ou aborto. Segundo o Ministério da Saúde, o doador não pode ter ingerido bebida alcoólica 24 horas antes da coletagem e precisa ter dormido pelo menos seis horas. Usuários de drogas não podem doar.

A pessoa que teve qualquer tipo de hepatite ou sífilis, os que são epiléticos, os que contraíram malária nos últimos seis meses não podem doar sangue. As pessoas que tomaram a vacina da rubéola há duas semanas também não podem doar. Os que receberam as vacinas contra o sarampo e BCG têm que esperar um mês para fazer a doação. 

Antes da doação é feito um exame para saber se a pessoa tem AIDS, hepatite e sífilis. Na triagem também se descobre se o paciente tem a doença de Chagas, informações sobre o tipo de sangue, como o fator Rh, grupo sanguíneo, além de formas raras de anemias.

Com os exames todos certos, o profissional mede a pressão arterial do doador e logo o procedimento se inicia, durando em torno de 10 minutos. Com agulhas descartáveis, é retirado no máximo 450ml de sangue. O corpo humano possui cinco litros de sangue.

Para mais informações acesse:  http://tinyurl.com/m9yyzx

Para acessar a lista dos hemocentros espalhados pelo Brasil acesse: http://tinyurl.com/3hwkpnq

Fonte: www.g1.globo.com

Nenhum comentário: