visualizações de página

terça-feira, 19 de abril de 2011

Novo ramo da medicina trata da saúde da mulher

Uma nova tendência no mundo feminino vem surgindo no campo da medicina. A feminologia é um campo mais amplo, que não cuida somente da questão preventiva dos órgãos genitais (ginecologia), mas também das características hormonais e comportamentais da mulher contemporânea. O feminólogo oferece um caminho de auto-entendimento e autopercepção para a transformação feminina.Nesse campo são analisados e reconhecidos alguns desvios que causam algumas “doenças” como a tensão pré-menstrual (TPM), depressão pós-parto, e até disfunções sexuais, entre outros.

A feminologia surgiu em 1985 quando um grupo de médicos de São Paulo iniciou um estudo para tratar a mulher contemporânea. Esse grupo juntou o que era aprendido nas faculdades de medicina às teorias da Psicologia, aos estudos psiquiátricos e até dados antropológicos. Os estudos do século passado, que geraram a ginecologia, não tratavam dos males de que sofrem a mulheres atuais: vida competitiva no mercado de trabalho, stress, número menor de filhos, expectativa de vida ampliada.

A mulher é um ser complexo, ela sofre transformações e alterações no corpo, no humor e no comportamento. Esses profissionais têm a missão de tentar fazer com que as mulheres não sofram com as alterações hormonais. Devem ser avaliados a menstruação, a gestação, o pós-parto e a menopausa.
 
Apesar disso, ainda é difícil encontrar este especialista e muitos desconhecem esse ramo da medicina. O melhor é procurar informações de onde e como achá-lo na localidade mais próxima. Os benefícios na vida da mulher serão muitos após o acompanhamento.

Nenhum comentário: