visualizações de página

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Doenças não transmissíveis se tornam epidemias e superam o número de mortes

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou hoje (27/04), que as doenças crônicas não transmissíveis têm alcançado proporções de epidemia, e causam mais mortes que outras doenças combinadas. A OMS disse ainda que essas doenças como câncer e diabetes, por exemplo, causaram mais da metade de todas as mortes em 2008 em comparação a doenças infecciosas como a tuberculose e a Aids.

As doenças relacionadas como as cardíacas, pulmonares, câncer e diabetes foram responsáveis por 63% das mortes no mundo em 2008. Isto poderia ser evitado se as pessoas evitassem fumar, beber e manter o peso. Além disso, 3,2 milhões de pessoas morrem por ano como resultado da falta de atividade física; pelo menos, 2,8 milhões em função do excesso de peso ou da obesidade; e 2,5 milhões por causa dos níveis elevados de consumo nocivo do álcool. 

Uma reunião da Assembléia da Organização das Nações Unidas está marcada para setembro e será abordada a questão da ameaça crescente das doenças não transmissíveis. Segundo o relatório da OMS há formas de se mapear a epidemia, reduzir os fatores de risco e melhorar a saúdes daqueles que já sofrem com as doenças.

Foram listados ainda dez pontos de ação, como a proibição de fumar em lugares públicos, o reforço à proibição da publicidade ao tabaco, e a restrição ao acesso ao álcool e ao sal em alimentos de corte. A OMS afirmou ainda que, se essas medidas forem adotadas agora, podem salvar vidas, prevenir doenças e evitar altos custos. 

O documento diz que, nos países pobres, já não há como lidar com a epidemia, motivo pelo qual as mortes e a invalidez têm aumentando desproporcionalmente. Em muitos países em desenvolvimento, onde o foco é a saúde, muitas vezes as doenças crônicas são detectadas tardiamente, quando os pacientes precisam de cuidados hospitalares longos e caros. 

A maior parte dessa assistência torna-se, então, inviável, ou é paga por meio de empréstimos, que colocam os pacientes e suas famílias numa situação ainda mais grave de pobreza, arriscando mais suas saúdes.
Cerca de 80% das mortes por doenças não transmissíveis ocorrem em países de baixa e média renda, e essas enfermidades são a principal causa das mortes na maioria dos países, exceto na África.

Fonte: www.oglobo.globo.com

Nenhum comentário: