visualizações de página

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Como saber se seu filho é usuário de drogas

Com a vida agitada das famílias atuais, muitos pais não têm tempo de vigiar seus filhos de maneira correta, deixando-os sozinhos na maior parte do tempo. Desta forma, os filhos ficam expostos há vários riscos, como por exemplo, as drogas. Abaixo, algumas dicas de como detectar atitudes suspeitas que podem ser indícios de consumo de drogas.

Um dos primeiros sintomas de que algo não está bem, é quando nota-se mudanças de interesse, desmotivação para o estudo, alterações de humor e breves explicações para as mentiras. Nessas horas, é de vital importância que os pais procurem saber o que seus filhos estão fazendo na internet, e em casos extremos, que olhem suas coisas, como mochilas e o quarto. 

A média de consumo de cigarro e bebidas entre jovens de classe média é entre 11 e 13 anos. A partir dessa idade, eles começam a fumar maconha, portanto, eles têm cinco vezes mais chances de se tornarem dependentes. Uma boa alternativa seria colocar os filhos em escolas integrais, para que fiquem ocupados o dia inteiro.

As palestras dadas em instituições, em muitos casos, ao invés de prevenir, estimulam o jovem a consumir drogas. O trabalho de prevenção deve começar dentro de casa e ser constante, passando a base conceitual, informando-o para que ele mesmo construa seu conhecimento crítico. Não basta tudo isso, se a família não estiver apoiando e ensinando.  E também a psicologia do medo que muitos pais impõem aos filhos não é a melhor forma de se evitar isso.

Uma coisa que não pode acontecer é divergência de opiniões entre os pais. Eles devem ter uma única idéia e passá-la para seu filho. Quando os pais pensam diferente, o jovem não tem credibilidade e perde referência, o que dificulta a relação entre pais e filhos. A internet facilita muito a circulação de drogas através das redes. É um colega que pega a droga com o fornecedor e leva para os outros. Não temos apenas os traficantes tradicionais, mas o próprio aluno, que vai ao morro. O pior de tudo é que, como não tem uma origem de favela, o jovem não se considera traficante, e nem seus colegas.

A maconha é a mais usada. Cada vez mais, existem jovens utilizando outras drogas como o êxtase em festas, por exemplo. Mas há casos de usuários que passam direto da maconha para o crack. Isso é preocupante, pois é uma transição muito rápida da mais “leve” para a mais “pesada”. Com isso, rapidamente há o abandono da escola, a personalidade fica agressiva e a dependência é inevitável.

Quando o jovem está na fase de uso da droga, ele está experimentando, conhecendo. Quando ele realmente se torna um dependente, seu foco, amizades e interesses mudam. A droga faz com que ele fique desmotivado. Seu humor fica alterado, o que dificulta bastante aos pais saberem o que se passa de verdade, visto que é normal um adolescente ter mudanças repentinas de humor. O melhor é conversar francamente com seu filho e observar minusciosamente suas atitudes.

Nenhum comentário: