visualizações de página

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Como pedir aumento de salário e conseguir o "sim"

Um dos grandes tormentos dos trabalhadores é como pedir um aumento de salário. Podemos dizer que é praticamente uma arte que requer certos cuidados, pois algo dito num momento e de forma errada pode pôr tudo a perder. Desta forma, segue 10 dicas de como se aproximar do chefe e pedir o aumento e ouvir o “sim” como resposta.
  
1) Escolha um bom momento para o pedido como por exemplo, numa situação em que você é constantemente elogiado tanto pelo seu chefe como também por outras pessoas do seu setor. Falar sobre aumento após as férias ou depois do dissídio anual é esperar o “não”.

2) Antes de propor o aumento, procure saber como a empresa está. Se ela estiver com muitas dívidas, por mais que você mereça, não conseguirá o reajuste.  
  
3) Quando decidir falar sobre o aumento, marque uma reunião formal. Não dê voltas sobre o assunto e nem jogue indiretas na tentativa que seu chefe “adivinhe” o que você realmente quer.

4) Não chegue no seu chefe fazendo ameaças do tipo: "recebi uma proposta mais interessante do que tenho aqui". Além de ser algo chato, seu chefe pode perceber que tudo é um blefe e ainda queimar sua imagem. 

5) Frases do tipo: "acho que você não aprecia meu trabalho" ou "a empresa não me reconhece", soam como desesperadoras. Seu chefe não é seu terapeuta, haja como um profissional. 

6) Antes de falar de aumento, pesquise no mercado a média salarial de seu cargo e chegue com a idéia formada ("busco um aumento na ordem de 15%") e esteja preparado para a negociação. Não esqueça de contabilizar também os benefícios e apresentá-los.

7) Procure mostrar através de números suas contribuições para a empresa. ("nos últimos seis meses trouxe N clientes para a empresa e como consequência o faturamento cresceu em X%"). Mas isto só valerá se você superou as expectativas, afinal ninguém recebe um aumento por executar aquilo pelo qual foi contratado.

8) Se você é bem visto pelos seus colegas de trabalho, gosta de ajudar, e executa muitas tarefas que não são de sua competência, isso ajuda muito na hora de pedir o aumento. Sua imagem será positiva, sendo visto como uma pessoa que sempre está disposta a trabalhar pelo bem da empresa.

9) Mantenha-se calmo  durante o diálogo e prepare-se para eventuais contrapartidas e reações de seu chefe, inclusive críticas ao seu desempenho, mesmo porque, de certa maneira, você está forçando-o a confrontar com uma realidade inesperada. Dificilmente você conseguirá uma resposta imediata (a menos que seja negativa). Portanto, deixe a porta aberta para negociações futuras. 
  
10) Caso a resposta seja positiva, agradeça-o calmamente sem muitos exageros e não relaxe no trabalho. Mostre que ele tomou a decisão certa ao reajustar seu salário. Se a resposta for negativa, não desanime, continue se esforçando para tentar posteriormente, ou procure novas oportunidades. 

Nenhum comentário: