visualizações de página

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

História dos seis carros mais queridos pelos brasileiros






Sem dúvida alguma uma das maiores paixões do brasileiro é por carros. Ter um carro é mais do que uma necessidade, é um artigo de vaidade. Homens e mulheres tornam o carro um membro da família, tratando-o como um filho, com muitos mimos e cuidados. Em vista disso, vamos conferir os seis carros brasileiros mais famosos durante toda a história.

O carro mais querido do brasileiro é sem dúvida o Fusca. Ele foi um dos primeiros carros vendidos no Brasil que criou uma imensa legião de fãs. Lançado no País em 1950, quando ainda vinha importado da Alemanha, o modelo virou sucesso de imediato na praça, tanto que a Volkswagen passou a produzi-lo em território nacional em 1953 e assim seguiu até 1986, quando o modelo deixou a linha de montagem para abrir espaço à produção do então recém-lançado Gol. Em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, a montadora retomou a produção do Fusca, que seguiu até 1996. Os modelos desse período ficaram conhecidos como “Fusca Itamar”. Ao todo, somados os dois períodos de produção, a Volks produziu cerca de 3,3 milhões de unidades do compacto. De tão marcante que foi sua passagem, o modelo ganhou até um dia especial: em 20 de janeiro comemora-se o “Dia do Fusca”.



Já o segundo lugar vai para o Gol. A versão esportiva do clássico Gol “caixa”, a GTi, foi um carro tão importante para a indústria do que para quem o comprou na época. Lançado em 1989, o modelo foi o primeiro veículo fabricado no Brasil a abandonar o arcaico carburador do motor para adotar um moderno sistema de injeção eletrônica que depois se tornaria padrão no mercado nacional. Com o novo recurso foram-se as partidas sem rateadas e o afogador em troca de melhores desempenhos em aceleração e consumo de combustível. Conforme dados da época, o Gol GTi com motor 2.0 de 120 cv podia acelerar do 0 aos 100 km/h em 10 segundos e alcança velocidades superiores a 170 km/h. Já o consumo médio de gasolina girava em torno de 10 km/l, um bom número para aquele tempo.



Quem nunca ouviu falar ou teve o simpático Fiat 147? O nosso terceiro lugar vai para o pequeno, que chegou ao mercado brasileiro em meio à crise do petróleo dos anos 1970, prometendo economia de combustível e como uma alternativa a utilização da gasolina. O primeiro produto da Fiat produzido no Brasil em 1976 foi também o primeiro automóvel produzido em série com motor movido a etanol no mundo. Sua produção durou até 1987 e, segundo a montadora, 536.591 unidades do veículo deixaram a linha de montagem da marca em Betim (MG), hoje a maior fábrica de carros do País em volume de produção e espaço físico.


O quarto lugar vai para o até então sofisticado Opala da Chevrolet. Primeiro automóvel de passeio fabricado pela GM no Brasil, o Opala também foi também um dos precursores do segmento de luxo no País. O clássico modelo da Chevrolet foi produzido em São Caetano entre 1968 e 1992 e foi oferecido nas versões de carroceria sedã, coupé e station wagon, que no mercado nacional ganhou o nome “Caravan”. As versões esportivas do modelo, chamadas SS, também marcaram o imaginário popular ao trazer os primeiros motores seis cilindros ao mercado. Durante os 24 anos em que foi produzido, o veículo sofreu diversas modificações visuais, mas sempre manteve sua essência estrutural intocada.


O nosso quinto lugar vai para o Monza. Ele foi lançado no mercado brasileiro em 1982 com uma proposta inovadora: ser o primeiro carro médio para famílias de classe média. Seu sucesso com o público foi imediato e o modelo logo se tornou um dos mais queridos no consumidor. Prova disso é o fato do primeiro sedã médio nacional da Chevrolet ter sido o automóvel mais vendido no País entre 1984 e 1986, uma época então dominada pelo Fusca. Com a abertura das importações em 1991 o carro perdeu força ao ficar obsoleto, mesmo assim seguiu na linha de montagem até 1996. Após sua descontinuação a GM lançou o Vectra.

O sexto carro mais querido do Brasil foi o Corcel. Na época de seu lançamento, A Ford foi em busca do modelo por ele trazer bom desempenho e desenho esportivo, que foi repetido tanto na primeira geração, de 1968, como na segunda linha do carro, que estreou em 1977 e seguiu em produção até 1986.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Tudo o que você precisa saber sobre a hemorroida


Um dos males que afeta muito a vida das pessoas, mas que nem sempre é divulgado por questões de vergonha é a hemorroida. Muitas pessoas associam a hemorroida com a prática do sexo anal, o que não tem nenhuma relação. Normalmente aparece sem nenhum motivo aparente, mas algumas situações podem desencadear quem já tem maior predisposição de ter a hemorroida como: a obstipação, a gravidez, as moléstias hepáticas que afetem a veia porta, os problemas de próstata, as diarréias crônicas, os tumores de reto e o uso constante de laxantes.

A hemorroida é uma massa dolorosa de veias inflamadas e dilatadas na mucosa de revestimento do ânus e do reto. As internas ocorrem na região de união do ânus e do reto e encontram-se recobertas por uma membrana mucosa. As externas encontram-se localizadas fora do ânus e estão cobertas por pele. Ocasionalmente as hemorroidas internas podem sair para o exterior, obstruindo o fluxo de sangue.

Os principais sintomas são: dor, ardência e coceira na região inflamada e sangramento durante as evacuações. A hemorroida não causa câncer, mas qualquer hemorragia retal deve ser analisada através de um proctologista para descartar tumores do cólon ou do reto.

Quanto ao tratamento, normalmente deve-se aliviar a prisão de ventre com alguma mucilagem ou com a inclusão de fibras na dieta. Quando existe sangramento nas veias, pode ser tratado com diversas técnicas que estimulam a formação de tecido cicatricial. A cirurgia tradicional é necessária quando os outros métodos não podem ser aplicados. Já as dores podem ser aliviadas com banhos de assento, cremes e anestésicos locais.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Começa nesta semana o horário de verão

Neste sábado, dia 20, à meia-noite, inicia o horário de verão que se estenderá até o dia 17 de fevereiro de 2013. A novidade deste ano é que o estado da Bahia vai ficar de fora, e será incluso o Tocantins. O estado da Bahia pediu para ser excluído considerando a reclamação da população, e o governo do Tocantins pediu a inclusão alegando que seria melhor para se adequar ao horário de funcionamento dos bancos e às tabelas de horários dos voos nos aeroportos. Os moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e  Distrito Federal terão que adiantar o relógio em uma hora. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, durante o período há redução média de 5% no consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Oportunidade de emprego


A empresa Top Quality está selecionando 500 profissionais para empresa de grande porte. As oportunidades são para o cargo de atendente de call center, com salário de até mil reais. Os interessados devem morar no município do Rio de Janeiro, ter idade mínima de 18 anos e ensino médio completo. Além do salário, os profissionais contarão com os benefícios: vale transporte, vale refeição, planos de saúde e odontológico, descontos em faculdades, seguro de vida, auxílio creche, cartão farmácia, salário família e auxílio funeral.

Os interessados deverão comparecer amanhã ou na quarta-feira, dia 17, às 13 horas, no Largo de São Francisco, 34 - 5º andar - Centro, com currículo e caneta. Os profissionais serão entrevistados e farão testes. 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Instituto Vital Brazil oferece cursos profissionalizantes gratuitos


O Instituto Vital Brazil lançou este ano o projeto “Promotores da Vida”, que visa a distribuir cursos profissionalizantes gratuitos. Ao todo serão 720 vagas para os moradores dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá. Os cursos oferecidos são auxiliar técnico de biotério, auxiliar técnico de laboratório, auxiliar técnico de controle de pragas urbanas, auxiliar técnico de jardinagem e paisagismo e monitor ambiental em saúde. As turmas terão entre 20 e 30 alunos e inscrições permanentes.

O objetivo do projeto é qualificar as pessoas em situação de vulnerabilidade social e trazê-las para o mercado de trabalho. Como são cursos de qualificação, 60% das aulas serão práticas. Ao final do curso, 20% dos alunos que se destacarem, receberão uma bolsa para fazer estágio nas instituições parceiras do projeto. As aulas acontecem diariamente, em dois turnos (manhã, das 8 às 12 horas e tarde, das 13 às 17 horas), com duração média de três meses.

Além de moradores da região, podem participar pessoas com idades entre 15 e 59 anos, que estejam matriculadas no ensino público (ou que sejam egressas da rede pública de ensino) e que tenham concluído o ensino fundamental. Para se inscrever, é preciso estar desempregado, ter renda de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. As inscrições podem ser feitas no site: http://www.vitalbrazil.rj.gov.br/promotoresdavida 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Dica cultural para o fim de semana

Está em cartaz no estacionamento do Norte Shopping a exposição “O Fantástico Corpo Humano”. Uma das exposições mais famosas do mundo mostra como é o nosso corpo por dentro. A exposição conta com nove galerias e 12 corpos completos, em poses confortáveis do nosso dia-a-dia, ilustrando todos os sistemas de uma forma dinâmica. Há ainda 150 espécimes de órgãos, que ajudam os visitantes a conhecer mais a fundo as estruturas de cada sistema. O horário de visitação é de segunda a sábado de 10h às 21hs, e domingos e feriados das 12h ás 19 hs. Para obter mais informações a respeito da localização e valores do ingresso, acesse o site: http://fantasticocorpohumano.com.br

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Novidade para a cura do câncer


Pesquisadores do Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Câncer, da USP de Ribeirão Preto (SP), fizeram uma grande descoberta para a cura do câncer. Testes feitos em camundongos apontaram que três semanas depois da primeira aplicação de uma solução aquosa, que age no DNA do animal, as células do tumor maligno começaram a diminuir até desaparecerem. Esses testes foram feitos com base na introdução nos tumores malignos do fragmento de uma proteína já existente dentro da célula.

A molécula pesquisada é a Miosina VA. Ela se movimenta dentro da célula como se fosse um trem de carga levando uma substância diferente em cada vagão. Um deles carrega uma proteína perigosa, a BNF, que é capaz de matar a célula. Os pesquisadores conseguiram acessar a BMF para usá-la na destruição das células cancerosas. As células do melanoma (um tipo de tumor altamente agressivo e resistente às terapias e quimioterapias convencionais) foram mortas nessa primeira fase de teste. Além de tratar o câncer de pele, a terapia poderá ser usada no tratamento do carcinoma de útero.

De acordo com essa pesquisa, a célula cancerígena poderá ser interferida de forma que ela desencadeie sua própria morte. A descoberta serve para o desenvolvimento de terapias e de medicamentos contra o câncer, sem causar dano ao organismo.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Filmes ajudam na educação das crianças


Todo mundo sabe do grande desafio de se educar crianças nos dias de hoje. Diante de tantos valores inversos e violência, fica muito difícil da família transmitir os valores passados de geração para geração, como o respeito, a dedicação, a persistência, entre outros. O que pode ajudar bastante os pais a educarem seus filhos são os filmes. Alguns transmitem valores e são grandes aliados aos pequeninos que ainda estão em fase de desenvolvimento. Abaixo uma lista de 25 filmes que transmitem uma lição de vida em suas histórias:

- A Invenção de Hugo Cabret (livre): O filme trata de um órfão que vive com seus próprios recursos. Trata-se da persistência e de acreditar no próprio potencial.

- A Onda (maiores de 16 anos): Professor propõe experimento sobre fascismo, mas perde o controle. É ideal para discutir identidade e a falta dela.

- Billy Elliot (+12): Menino descobre talento para o balé e vence aos poucos oposição do pai e do irmão. Mostra às crianças que não se deve ter vergonha de quem se é.

- À procura da felicidade (L): Pai solteiro procura oportunidade de trabalho com salário digno. O filme fala da perseverança, da necessidade de batalhar.

- Um sonho possível (+10): Filme ensina que é possível superar dificuldades. Jovem negro com talento para o futebol americano recebe ajuda quando não tem mais onde morar.

- A vida em preto e branco (+12): Garoto se torna personagem de seriado dos anos 50. O filme mostra que as coisas não são perfeitas, mesmo que pareçam.

- Entre os Muros da Escola (+12): Filme mostra diferenças culturais e religiosas na história do professor que enfrenta desafios para ensinar uma turma de nacionalidades diversas.

- A vida é bela (+12): Filme retrata esforço de pai para proteger filho dos horrores nazistas. Ensina sobre a guerra e ajuda a encarar as dificuldades com leveza.

- O Sorriso de Monalisa (+12): Professora de História da Arte inspira suas alunas a sonharem além do casamento. Retrato do conservadorismo existente na década de 50. 

- Sociedade dos Poetas Mortos (+12): Filme também mostra professor que inspira os alunos a pensarem por si mesmos em uma escola tradicional. Ensina a seguir objetivos.

- De repente 30 (L): Garota de 13 anos em crise pede para ser adulta e desejo se realiza. Além de viver em seu tempo, filme ensina a respeitar o próximo.

- Persepolis (+12): Filme conta a história de uma garota iraniana descontente com a opressão do país. Animação representa as problemáticas de outra cultura com leveza e humor.

- Se enlouquecer não se apaixone (+14): Adolescente procura hospital psiquiátrico. Filme fala sobre depressão e como não deixar-se levar pelas dificuldades.

- As melhores coisas do mundo (+14): Adolescente vive entre fofocas na escola e internet. Com diálogos realistas, ensina valores. Muito rico para discutir com os filhos.

- Rain Man (L): Homem descobre que seu pai deixou uma fortuna para o irmão autista, que desconhecia. Para discutir preconceito, laços e estigmatização.

- Luzes da cidade (Livre): Filme de Chaplin retrata o amor do vagabundo por uma jovem cega. Ensina sobre o respeito ao próximo e a não ter preconceitos.

- Edward Mãos de Tesoura (Livre): Personagem exótico é perseguido por sua excentricidade. Serve para discutir as aparências, que, às vezes, enganam.

- Lisbela e o prisioneiro (+14): Malandro bondoso e mocinha sonhadora se apaixonam. É engraçado, as crianças acompanham e serve para discutir ética.

- Feitiço do tempo (L): Homem fica preso no mesmo dia. Ensina que não adianta fazer sempre o mesmo para conseguir algo diferente.
- Jamaica abaixo de zero (L): Filme mostra treino de equipe de trenó para vencer Olimpíada. Com humor, filme ensina a ter determinação.

- Papai bate um bolão (+6): Phil se torna técnico do time de futebol do filho. Filme mostra a importância da socialização, e que ganhar nem sempre é o principal. 

- A árvore dos sonhos (+12): Veterano de guerra volta para casa e se depara com uma rixa. Filme serve para discutir de que vale uma rivalidade.

- Vestida para casar (+10): Mulher repensa a própria vida quando homem pelo qual é apaixonada decide casar com a irmã dela. Serve para discutir o que é ideal.

- Confiar (+16): Adolescente começa relacionamento pela internet que, depois, descobre ser com um pedófilo. Trata do perigo de se expor online.

- Central do Brasil (+12): Menino perde a mãe e recebe a ajuda de uma mulher para procurar o pai no interior nordestino. Mostra diferentes faces da realidade brasileira. 

 Fonte: www.ig.com.br

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Novidade no próximo concurso para o TRT do Rio


Para quem pretende participar do próximo concurso para o Tribunal Regional do Trabalho do Rio, já pode se preparar para a prova, que desta vez vai abordar a legislação relacionada ao Processo Judicial Eletrônico. O edital está previsto para ser lançado até o final de outubro e visa preencher 200 vagas. Para os cargos de analista são 100 vagas que exigem o Ensino Médio, e 100 vagas para os cargos de técnico judiciário, que exigem o Ensino Superior.

Como não se sabe ao certo o que estudar, os concurseiros podem estudar o que já era cobrado no passado. Dentro de 20 dias, a maioria dos cursos preparatórios e editoras já deve ter material sobre a modernização do Processo para ajudar os candidatos. O concurso será organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e as provas estão previstas para janeiro. Salários chegam a R$ 10 mil.

A nova medida de inclusão do Processo Judicial Eletrônico à prova faz parte do processo de mudança para a era eletrônica no Tribunal. Uma das vantagens desta era é a acessibilidade. Qualquer pessoa com acesso ao computador pode consultar um processo sem ter que se deslocar até a Vara do Trabalho ou Tribunal. Outra vantagem é a otimização da rotina de trabalho, além da redução pela metade do tempo de tramitação dos processos. A sustentabilidade também entra nas vantagens, por conta da economia de papel.