visualizações de página

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Alimentos Funcionais


A correria do dia a dia, o estresse, a falta da prática de exercícios físicos e a má alimentação são alguns dos fatores que contribuem, cada vez mais, para elevar os problemas de saúde na sociedade. Os alimentos funcionais são uma opção para se ter uma melhor saúde e qualidade de vida, pois eles colaboram na melhoria do metabolismo e previnem problemas de saúde como câncer, doenças cardíacas e Mal de Alzheimer. 

Os alimentos funcionais são aqueles que são cultivados sem o uso de agrotóxicos e pesticidas. Esses alimentos têm mais cálcio, magnésio e menos chumbo e mercúrio. Infelizmente eles ainda são produtos caros, podendo chegar numa diferença de preço de até 400% em relação aos alimentos comuns. São alimentos funcionais: soja, cereais integrais, arroz integral, milho, tomate, cenoura, alho, cebola, azeite, chá verde, uva vermelha, suco de uva, castanha-do-Pará, peixes de água salgada e profunda, linhaça, gengibre, canela, mel, entre outros. A inserção diária de quatro desses alimentos, já ajuda na prevenção das doenças crônicas degenerativas.

Desde a década de 1990, a atenção dada a essa categoria de alimentos tem sido crescente. Isso se deve à imagem positiva que eles trazem com relação ao seu impacto na saúde e bem-estar, o que os tornam populares. Para utilizar alimentos funcionais diariamente e ainda contar com os benefícios que estes promovem, deve-se atentar para a quantidade dos componentes funcionais a ser ingerida. Por isso, é importante consultar um nutricionista para saber a dosagem certa a ser consumida.

Nenhum comentário: