visualizações de página

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Novos anticoncepcionais podem causar coágulos de sangue

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhague diz que algumas pílulas anticoncepcionais apresentam uma maior probabilidade de causar coágulos de sangue, o chamado tromboembolismo venoso ou TEV. A investigação foi publicada na edição on line da Revista Britânica de Medicina e confirma trabalhos anteriores. 

De acordo com os médicos, as mulheres que tomam comprimidos contendo um dos novos tipos de hormônio progesterona (drospirenona, desogestrel ou gestodeno) têm o dobro de risco de TEV do que as mulheres que usam pílulas contendo o progestagênio mais antigo (levonorgestrel). 

Os pesquisadores revisaram dados de contracepção hormonal e episódios de TEV para dinamarquesas com idades entre 15 e 49 anos, de janeiro de 2001 até dezembro de 2009. As voluntárias não tinham relato ou registro anterior de coágulos no sangue ou câncer antes do início desse estudo. No total, foram avaliadas mais de oito milhões e foram anotados 4.246 episódios de TEV.

Em comparação com as não usuárias de anticoncepcionais hormonais, pílulas com levonorgestrel triplicam o risco de TEV, e pílulas com drospirenona, desogestrel ou gestodeno aumentam o risco seis vezes, dizem os médicos dinamarqueses. Em termos absolutos, o risco de TEV em usuárias de pílulas modernas é cerca de 10 em 10 mil mulheres. 

Fonte: www.oglobo.globo.com

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Médicos dos SUS farão paralisação em 12 estados


Após os médicos dos planos de saúde terem feito uma paralisação de 24 horas por melhores salários, agora é a vez dos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais farão uma paralisação amanhã, dia 25, em 12 estados, para reivindicar melhores condições de trabalho e baixos salários. Em outros quatro estados (Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo), serão feitas manifestações públicas com possibilidade de paralisação do atendimento em um hospital, um centro de saúde e um ambulatório, de acordo com definição da organização do protesto.

Os estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe farão a paralisação de 24 horas, de acordo com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam). A Comissão Pró-SUS, composta por representantes da Fenam, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB), quer chamar a atenção para os problemas que afetam o setor e que comprometem a qualidade do atendimento à população.

De acordo com a Fenam, os estados que aderirem à paralisação, terão as consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos suspendidos. Porém o trabalho nas unidades de urgência e emergência ficará assegurado.

Fonte: www.g1.globo.com

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Iphan pede limite de som no "Rio Parada Funk"


Ontem, como foi noticiado, a Supervia fará uma campanha para que seus usuários utilizem fones de ouvido quando forem ouvir músicas. Mas não são somente os passageiros de trens que estão incomodados com os sons “nas alturas”. Desta vez, o Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional do Rio de Janeiro (Iphan) impôs regras e limites quanto ao volume de som do “Rio Parada Funk”, que ocorrerá no dia 30 de outubro, na Cinelândia.

De acordo com a assessoria do Iphan, a medida tomada é uma forma de preservar os prédios da região, como o Theatro Municipal, que são tombados, pois as “batidas fortes do funk” e as “caixas de som monstruosas” podem danificar estes patrimônios. Segundo o coordenador do evento, Mateus Aragão, o evento não será embargado e prefere acreditar que o Iphan não tenha preconceito com o funk. Ainda de acordo com os envolvidos no evento, as mesmas exigências não são impostas ao Cordão do Bola Preta.
 
O “Rio Parada Funk” tem como objetivo combater o preconceito contra a cultura funk. O evento promoverá palestras sobre sexo seguro, voto, oficinas de dança e fotografia, que estará acontencendo das 10h às 14h. Além disso, nove palcos serão montados, onde se apresentarão artistas como Mr. Catra, Mc Alan, Mcs Marcinho e Sapão, estendendo a festa até as 20h do dia 30 de outubro.

Fonte: www.odia.com.br

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Campanha sugere o uso de fones de ouvido nos trens

A Supervia lançou semana passada uma campanha de conscientização para que os usuários dos trens utilizem fones de ouvido ao ouvir músicas ao invés de alto-falantes. A campanha teve origem devido as reclamações recorrentes na ouvidoria da empresa, alcançando o topo das cinco primeiras queixas do ranking. Os principais motivos para o incômodo são as pessoas que prezam o silêncio após um dia exaustivo de trabalho, as que utilizam o percurso para ler ou estudar, e as que não suportam os estilos musicais que são obrigadas a ouvir. Além disso há quem diga que o barulho é tão forte que nem se consegue ouvir sua própria música pelo fone de ouvido.

A campanha pretende melhorar a convivência entre os passageiros, além de recomendar também que os usuários cedam o lugar aos idosos e gestantes, e que não guardem lugar no trem. Outro motivo de queixas de usuários de transporte coletivo eram os cultos religiosos. Eles foram proibidos nos trens em setembro de 2009, após o pedido do Ministério Público do estado, em que argumentava que os passageiros não poderiam ser obrigados a se submeter a doutrinas religiosas.

Fonte: www.odia.com.br

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Site descobre se e-mails enviados são falsos


Quem nunca recebeu um e-mail com correntes que prometem salvar vidas ou um SMS de que você acabou de ganhar um carro? Pois é, a internet que revolucionou uma geração e que ajuda as pessoas a se comunicarem em todo mundo, também possui aspectos negativos como esses alarmes falsos, mitos e lendas urbanas. Elas são repassadas via mensagem de spam (e-mails não solicitados), mensagens instantâneas e, mais recentemente, por meio das redes sociais e de mensagens de texto em celular (SMS). Essas e outras lendas e golpes já circulam há quase 20 anos pela internet, mas sempre se renovam graças aos novatos da rede. 

Um dos casos famosos é o que circula por correio eletrônico contando o caso de uma menina que sofre de câncer. A mensagem traz a foto de uma linda garota e, no fim, quem repassar para 20 ou 30 pessoas, a Microsoft (ou a AOL, dependendo da versão) estaria monitorando os repasses e doaria US$ 0,30 a um fundo destinado a ajudar a criança, o que é tudo mentira. 

Outra categoria muito conhecida é a dos e-mails vindos de países como Nigéria, Gana, Togo, Libéria, Serra Leoa e Costa do Marfim, mencionando uma soma astronômica num banco local. O autor do golpe informa que precisa transferir a tal fortuna para um outro banco e pede à vítima que se ofereça para receber a grana em sua conta, recebendo como pagamento um percentual.

Outro e-mail mentiroso é a dos abaixo-assinados. Em geral, um movimento tenta capturar o maior número de participantes na crença de que poderão reverter alguma situação ou exercer alguma influência em uma decisão. Abaixo-assinados on-line não adiantam nada. Quanto aos assuntos, eles tratam das questões mais absurdas, muitas absolutamente falsas. E o filme chamado Corpus Christi, em que Jesus e seus Apóstolos seriam gays? Circula pela internet um abaixo-assinado para não deixar o filme passar. Só que isso tem já uns três anos e a mensagem continua circulando. E nunca existiu esse filme. 

Para descobrir se o que você recebeu é real ou não, há o site “Quatrocantos.com”, que desvenda as mentiras da internet. O site é o melhor site brasileiro especializado no ramo. Desde 1999 ele vem desvendando e desmascarando lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, peças de desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus falsos, cavalos de troia, golpes e muitas outras coisas que até hoje vagam pela Internet. 

Fonte: www.oglobo.globo.com

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Como alimentar as crianças de forma saudável

Ontem, como todos sabem, foi comemorado o Dias das Crianças. E por falar nelas, muitos pais aproveitaram o dia para levar seus filhos a restaurantes e fugir um pouco da rotina. E a alimentação nas crianças é algo que deve ser revisto com bastante atenção, pois os pais cometem muitos erros comuns e nem sabem que estão prejudicando seus filhos. Abaixo, algumas dicas para uma boa alimentação infantil.

Com relação às verduras, os pais costumam apelidar todos eles como “verdinhos”, o que é um grande equívoco. Rúcula, alface, escarola, agrião, couve são diversos vegetais de gostos diferentes. Apelidando todos eles de verdinho, este erro leva a criança a descartar vários alimentos de uma vez só. Talvez ela goste de couve e não de alface. Mas se tudo for chamado de verdinho, ela não aceitará nem um, nem outro. Mostre desde o inicio o verdadeiro nome dos alimentos.

A criança deve ter uma rotina de alimentação, ou seja, um horário fixo para as refeições. Mas é comum que, nos finais de semana, tudo fique fora de ordem, então, se a criança almoçar dois dias mais tarde do que o usual, vai ser difícil fazer com que ela almoce novamente no horário correto na segunda-feira.

Não se deve fazer a vontade da criança. Os pais precisam deixar claro que são eles que mandam na alimentação. Quando novos alimentos passam a ser sugeridos, a criança que ainda está acostumada com o leite muitas vezes vai resmungar e resistir à novidade. Vale até mascarar alguns alimentos. Mas sem exageros.

A criança precisa de uma alimentação equilibrada e balanceada. Para isso, às vezes é necessário colocar a cenoura que ela nunca quer junto com o arroz, por exemplo, para que comece a aceitar, ou a beterraba junto com o feijão. Se ela aceitar, os pais podem inovar com outros pratos.

Outro erro bastante cometido pelos pais é alimentar os filhos com aquilo que é mais fácil de ser feito. O paladar da criança ainda está em formação e alimentá-la com salgadinhos, sanduíches e doces é um mau começo. Vai ser ainda mais difícil fazê-la comer bem no futuro, já que estará acostumada com os vilões.

Alguns pais se sentem culpados por passarem bastante tempo fora de casa, e enchem as crianças de guloseimas ou as levam em restaurantes de fast food. Essa situação pode deixar a criança desinteressada por alimentos mais saudáveis, já que ela sabe que um prato de espinafre pode ser substituído por outro mais atraente.

Colocar a criança de frente para a TV no horário das refeições é outro erro gravíssimo. Pode parecer mais fácil colocar a criança para ver um desenho animado enquanto come. É muito importante que a alimentação ocorra em um local tranquilo. A criança precisa sentir os sabores da comida, para não recusá-la posteriormente. A criança está aprendendo a mastigar nesta fase e distraí-la pode atrapalhar o processo.

Não se deve forçar a criança a comer. Os pais precisam aprender a aceitar a vontade dos filhos quando eles não querem comer. Se a criança pedir um copo de leite em vez do jantar, com arroz, feijão, ovo e carne, não se deve atender ao pedido dela, mas tampouco forçá-la a comer. Se os pais dão o leite, ela irá repetir a atitude. Mas se você disser às 18 horas que é só aquele prato que tem, e permanecer firme, às 20 horas ela vai aceitar.


Além de tudo isso acima, os pais devem dar o exemplo. Não adianta querer que seu filho tome um suco de couve enquanto, na frente dele, você toma refrigerante. A regra é simples: se os pais dizem às crianças para não consumir determinado alimento mas, ao mesmo tempo, o consomem, é difícil manter uma linha de coerência e fazer com que os filhos se alimentem de forma saudável. Os pais precisam ser a referência das crianças. Elas vão imitar o jeito de comer, o que vão comer, então é importante para as crianças ver o que os pais comem ou deixam de comer.

Fonte: www.ig.com.br

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cristo Redentor completa 80 anos


Amanhã, dia 12 de outubro, além de ser comemorado o feriado de Nossa Senhora Aparecida, também é celebrado os 80 anos do Cristo Redentor. E o Rio vai festejar igual a sua inauguração, no dia 12 de outubro de 1931: com o esquadrilha da fumaça, que irá sobrevoar o Cristo a partir das 9:30.

E a comemoração não pára por ai. Às 10h, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, celebrará uma missa do alto do Corcovado, com direito a bolo de 8 metros de comprimento para o parabéns. Às 18h, a comemoração será no Aterro do Flamengo, junto ao Monumento dos Mortos da Segunda Guerra Mundial, com um coral de 500 vozes cantando “Ave Maria”. A festa ainda contará com shows de Sandy, Zeca Pagodinho, Elba Ramalho, Fernanda Abreu, DJ Malboro, além da atração internacional, Stacey Kent.

Fonte: http://www.destakjornal.com.br/

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Conheça os mitos e verdades sobre a celulite

Um mal que atinge quase 100% das mulheres, e que é uma doença, além de ser esteticamente feio... Estamos falando da celulite. Aqueles furinhos indesejados causam muitos complexos nas mulheres e trazem alguns mitos na mente. Abaixo uma listagem com todos os esclarecimentos a respeito.

Celulite não é uma inflamação da hipoderme
O sufixo “ite” indica, na medicina, a presença de uma inflamação. Tanto que a palavra celulite, ao pé da letra, significa “inflamação do tecido celular subcutâneo”. Mas, na verdade, o problema é resultado da projeção de estruturas mais profundas sobre a superfície da pele, entre elas os septos fibrosos. Septos são uma espécie de divisão, ou trava, que liga a superfície aos tecidos mais profundos, causando os “furinhos” ou depressões (casca de laranja) na pele, característicos da celulite. E eles ficam ainda mais evidentes quando há um aumento do volume dessas áreas, seja por ganho de peso (acúmulo de gordura corporal), seja por retenção de líquidos. 


Celulite é genética
Há uma predisposição, mas ela não é obrigatoriamente herdada. A relação da celulite com os hormônios femininos é reforçada por momentos de mudança, como puberdade, menopausa e gravidez, e também durante o uso da pílula. Aumento de peso, má nutrição e sedentarismo não só estão relacionados com o surgimento dos furinhos, mas também com a piora do quadro. 


Celulite e estria não necessariamente estão correlacionadas
Celulite e estrias podem coexistir, mas são problemas distintos e independentes. Ambas podem surgir ou ser agravadas pelo aumento de peso e ocorrem mais nas mulheres. As estrias são consideradas cicatrizes dérmicas que surgem devido à distensão excessiva da pele (pelo aumento de peso ou pelo crescimento muito rá­pido do corpo, o que é comum na fase da adolescência e pré-adolescência). As estrias tendem a ser mais precoces nas mulheres, sendo comuns também durante a gestação e mais frequentes em gestantes bem jovens, pois a pele ainda é mais firme (menos “elástica”). 


Retenção de líquido aumenta celulite 

Ela pode piorar o aspecto da celulite. E isso é visto durante o período pré-menstrual e também pelo consumo excessivo de sódio, já que ele faz o corpo reter mais líquido. 


Drenagem linfática diminui a celulite
A drenagem pode aliviar bastante o aspecto ondulado na pele, pois diminui o inchaço. O efeito, no entanto, é pontual, já que o organismo drena substâncias tóxicas a todo momento com a circulação sanguínea. Além disso, a massagem deve ser um tratamento complementar a mudanças no estilo de vida: alimentação e hábitos saudáveis, prática de exercícios físicos e controle de peso. 


Técnicas de automassagem nem sempre ajudam no combate à celulite
Apenas espalhar com força o creme hidratante ou anticelulite após o banho não ajuda. O ideal é fazer os movimentos sempre de baixo para cima e direcionados ao coração, para melhorar a circulação. 


Cremes anticelulite nem sempre funcionam
Eles podem suavizar o aspecto da celulite, principalmente se associados a outros tratamentos. Mas fazem mais efeito em casos leves. Hoje, a indústria investe no estudo de ativos de moléculas menores e veículos que conseguem levar as substâncias mais profundamente na pele. E é da penetração dos ativos que depende o poder de atuação. 


É mito dizer que refrigerante light e água com gás dão celulite
Até hoje, não existe comprovação científica de que refrigerante tenha influência no aparecimento ou agravamento da celulite. O que é verdade é que tudo que engorda, incluindo bebidas calóricas (refrigerantes normais, sucos industrializados), aumenta a celulite, pois contém açúcar e ele se acumula nas áreas de gordura de depósito (onde o nosso organismo “estoca” a gordura). Refrigerantes nas versões “zero” ou “light”, bem como água mineral com gás, não geram aumento de peso, até onde se sabe. Já o gás é certeza: não consegue insuflar a gordura! 


O álcool, diretamente não aumenta a celulite
Mas o consumo crônico e exagerado pode piorar ou até causar retenção de líquidos e inchaço, que agrava a celulite. Além disso, o álcool contém grande quantidade de açúcar, que se transforma em gordura no organismo. 


Pílula anticoncepcional e cigarro agravam a celulite
Os hormônios são importantes fatores para o aparecimento da celulite. Tanto que ela é quase exclusiva da mulher. O estrogênio parece ser o principal deles envolvido nos processos de surgimento, evolução e agravamento da celulite e na distribuição de gordura no corpo feminino. Sabe-se que a celulite pode piorar quando há altos níveis de estrogênio, como na puberdade, menstruação e reposição hormonal. O cigarro, por sua vez, aumenta as toxinas e piora a vascularização das células, incluindo as de gordura, podendo agravar o quadro. 


A celulite provocada pela gestação fica para sempre
Gravidez não causa celulite, mas pode piorar se o ganho de peso for grande e, principalmente, se a mulher já tiver antes. A ação dos hormônios ajuda a reter mais líquido, a circulação fica mais lenta e a drenagem linfática, mais dificultada. E tudo isso favorece. Depois do parto, o esforço vai ser maior para se livrar da celulite e uma herança dela pode, sim, ficar para sempre


Peles flácidas têm mais tendência à celulite
Celulite tem tudo a ver com a flacidez, principalmente depois dos 30 anos, quando a pele começa a diminuir o colágeno, tornando-se mais suscetível aos efeitos da gravidade. 


Chás diuréticos podem ajudar a combater a celulite
Quando a celulite é relacionada à retenção de líquidos, os chás podem ter um efeito benéfico. O chá verde, por exemplo, contém epigallocatequina e gallato, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. 


As almofadas e bermudas anticelulite não funcionam
Os efeitos ainda são bastante duvidosos. Talvez a compressão ajude a melhorar a circulação, mas ainda são necessárias evidências científicas dos materiais utilizados e, principalmente, de resultados comprovados. 


A cirurgia para celulite não funciona em todos os casos
O Subcision é uma técnica ambulatorial que visa a romper os septos fibrosos subcutâneos, responsáveis pelos “furinhos” mais profundos. A ruptura deles e de vasos sanguíneos adjacentes também promove a formação de hematomas que estimulam a produção de um novo tecido, funcionando como um “preenchedor natural”. Mas é indicado apenas para as lesões deprimidas, ou seja, profundas. Aquelas com aspecto “casca de laranja” não apresentam resultado. 


É impossível se livrar 100% da celulite
Existem vários tratamentos que melhoram muito o aspecto da pele e os furinhos, mas é difícil se livrar delas. O que se pode fazer para amenizar o problema é combinar vida saudável e sem cigarro + exercício físico + peso sob controle.

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ministra também pede o fim do quadro "Metrô Zorra Brasil"


Ontem, foi postada a nota em que o Sindicato dos metroviários de São Paulo queriam que a Globo tirasse do ar o quadro “Metrô Zorra Brasil”, por incentivar o assédio sexual nos vagões. Hoje, dia 6, o site do UOL divulgou que a Secretaria de Políticas para as Mulheres enviou uma carta de apoio ao órgão. A ministra Iriny Lopes pediu a suspensão do programa, e na mesma pasta, pediu também que retirasse um comercial em que a modelo Gisele Bunndchen aparece de lingerie. O documento diz: “Parabenizamos a iniciativa e endossamos a necessidade de ações como esta que visam desconstruir discursos de uma cultura que, até camuflada no humor, perpetua a violência simbólica contra as mulheres”.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Programa de maior audiência do Zorra Total pode ser retirado do ar

Um dos maiores sucessos da Rede Globo pode estar com os dias contados. O quadro “Metrô Zorra Brasil”, do programa Zorra Total, está irritando a Secretaria de Assuntos da Mulher do Sindicato dos Metroviários de São Paulo. De acordo com o jornal “Agora São Paulo”, o órgão afirma que a atração incentiva o assédio sexual, pois no final do programa, sempre mostra a cena de um homem abusando de Janete (Rodrigo Sant’Anna).

A secretaria deve oficializar o pedido hoje, enviando uma carta à Globo para que a emissora retire do ar o quadro. Segundo o sindicato, o que parece ser apenas uma piada, acontece todos os dias com milhares de mulheres nos metrôs do Brasil. Já a Globo, afirmou que o quadro tem apenas o objetivo de entreter e não motivar a violência contra a mulher.

Fonte: www.odia.com.br

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Alimentos Funcionais


A correria do dia a dia, o estresse, a falta da prática de exercícios físicos e a má alimentação são alguns dos fatores que contribuem, cada vez mais, para elevar os problemas de saúde na sociedade. Os alimentos funcionais são uma opção para se ter uma melhor saúde e qualidade de vida, pois eles colaboram na melhoria do metabolismo e previnem problemas de saúde como câncer, doenças cardíacas e Mal de Alzheimer. 

Os alimentos funcionais são aqueles que são cultivados sem o uso de agrotóxicos e pesticidas. Esses alimentos têm mais cálcio, magnésio e menos chumbo e mercúrio. Infelizmente eles ainda são produtos caros, podendo chegar numa diferença de preço de até 400% em relação aos alimentos comuns. São alimentos funcionais: soja, cereais integrais, arroz integral, milho, tomate, cenoura, alho, cebola, azeite, chá verde, uva vermelha, suco de uva, castanha-do-Pará, peixes de água salgada e profunda, linhaça, gengibre, canela, mel, entre outros. A inserção diária de quatro desses alimentos, já ajuda na prevenção das doenças crônicas degenerativas.

Desde a década de 1990, a atenção dada a essa categoria de alimentos tem sido crescente. Isso se deve à imagem positiva que eles trazem com relação ao seu impacto na saúde e bem-estar, o que os tornam populares. Para utilizar alimentos funcionais diariamente e ainda contar com os benefícios que estes promovem, deve-se atentar para a quantidade dos componentes funcionais a ser ingerida. Por isso, é importante consultar um nutricionista para saber a dosagem certa a ser consumida.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Horário de Verão começa na próxima semana

Começa no próximo dia 16 de outubro o Horário Brasileiro de Verão, que irá se estender até 26 de fevereiro de 2012. À meia-noite de sábado (15/10) para domingo, os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos 11 estados em que o horário irá vigorar: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal, e este ano, a inclusão da Bahia. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, nos últimos 10 anos, houve uma redução média de 4,7% no consumo de energia elétrica no Horário de Verão. Ano passado, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4 % da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.

Fonte: www.oglobo.globo.com