Há quem diga que o uso do dispositivo intrauterino, mais conhecido como DIU, pode causar câncer de colo do útero. Mas uma pesquisa publicada na “Lancet” mostrou exatamente o contrário. O estudo comprovou que mulheres que usam DIU diminuem pela metade o risco de desenvolver o câncer de colo do útero, em comparação com as que nunca usaram o dispositivo.
Aproximadamente 20 mil mulheres de diversos países participaram da pesquisa. Foram avaliados dados de 10 estudos de caso de controle de câncer de colo de útero feitos em oito países, e 16 pesquisas de prevalência de HPV em mulheres de quatro continentes. E os resultados comprovaram que o câncer de colo de útero está relacionado a fatores como: o número de exames de Papanicolau feitos, número de parceiros sexuais e idade da primeira relação sexual, entre outros.
O uso do DIU não afetou o risco de infecção pelo HPV, mas foi associado a um risco significativamente menor de câncer do colo do útero para os dois principais tipos: redução de 44% das chances de desenvolver carcinoma de células escamosas, e 54% para adenocarcinoma ou carcinoma adenoescamoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário