Pesquisadores da área de química da Universidade McGill estão fazendo testes com um filtro de papel revestido com nanopartículas de prata, capaz de purificar a água em situações de emergência. O acessório, que é barato e portátil, faz parte de um estudo publicado no Journal of Environmental Science and Technology.
Segundo o professor do Departamento de Química da universidade, Derek Gray, a prata já teria sido utilizada há algum tempo atrás para purificar a água e combater bactérias, mas nunca para limpar a água de maneira sistemática. O metal pode prevenir a propagação de doenças como gastroenterite, giardíase, e cólera na escassez imediata de água potável.
O filtro consiste em 5,5mm de folha de papel absorvente poroso, do tamanho de uma mão, contendo nanopartículas de prata. A equipe do professor derramou sobre o filtro bactérias vivas, e através de um microscópio, puderam perceber que quase todas as bactérias haviam morrido, e que mesmo após o fenômeno, a prata continuava no filtro, o que prova que o filtro pode ser eficaz.
Gray afirma que o experimento funcionou bem no laboratório, mas que é necessário mais testes em campo. O filtro não substitui um sistema amplo de purificação da água, mas sim uma rápida assistência em situações de emergência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário