visualizações de página

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Novo documento de identidade será implementado em todo país a partir de 2011

O novo documento de identidade batizado de Registro de Identidade Civil (RIC) foi lançado nesta quinta-feira (30/12), no Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal, e contou com a presença do presidente Lula. O documento será implementado em todo o país a partir de 2011, e além de substituir a carteira de identidade atual, também trará informações do cidadão e certificação digital. Apesar disso, o RIC não substituirá o CPF, título de eleitor e passaporte, mas terá o mesmo registro em todos os institutos de identificação estaduais do país.

O documento terá o formato de um cartão de crédito, com um chip e possuirá dados biométricos da pessoa como altura e impressões digitais. As primeiras remessas serão emitidas pela Casa da Moeda, e a partir daí, todos os estados terão o prazo de um ano para cadastrar e implementar o RIC. No Rio de Janeiro, a base de dados será fornecida pelo Detran, que já desenvolve um trabalho de captação de informações biométricas e utiliza o mesmo cadastro de identificação eletrônica adotado pela Polícia Federal, que contém cerca de oito milhões de pessoas.

Fonte: www.g1.globo.com

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Conhecendo um pouco da Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa, além de ser rica em vocábulos e pelo seu contexto histórico, é também bastante complexa e uma das mais difíceis de se aprender por conter muitas regras gramaticais. Neste caso, surgem muitas dúvidas em determinadas ocasiões como a conjugação de verbos, forma correta de ser escrever determinada palavra e até mesmo as concordâncias. Abaixo alguns esclarecimentos sobre como proceder diante desse idioma.

1- Uma pegadinha muito comum é a seguinte expressão: Ele corre risco de vida ou de morte? As pessoas correm risco de morte. Não se corre o risco de viver, mas sim de morrer. Correr risco é algo ruim. Portanto ninguém corre o risco de ser promovido, mas sim de ser demitido, e assim por diante. “Risco de vida” não está errado, mas é algo estranho e redundante.

2- Outra questão é a “crise do desemprego”. Quem está em crise é o emprego, mas o desemprego vai muito bem infelizmente. O mais correto seria usar o termo “crise de emprego”.

3- O advérbio “literalmente” vem sendo usado de forma banal. A frase: “O atacante estava literalmente impedido” é desnecessário neste caso. Isso porque “literalmente” significa utilizar todas as letras, fiel ao texto original, sem fazer nenhuma alteração. Logo, nenhum jogador fica “parcialmente” impedido, mas sim completamente impedido, portanto esta frase é redundante.

4- Outra expressão é a “comida a kilo”. O certo seria “comida a quilo”, pois o “k” só deve ser usado em palavras derivadas de nomes estrangeiros: darwinismo (de Darwin); em símbolos (K = potássio, Kr = criptônio); em abreviaturas: kg, km, kw (= minúsculas e sem plural).  Ao escrevermos por extenso, devemos substituir a letra “k” por “qu”: quilograma, quilômetro, quilowatt.

5- “Entregas à domicílio”. É um erro gravíssimo, afinal não se utiliza crase antes de palavras no masculino, isto é uma regra. O certo é “Entregas em domicílio”.

6- Outro erro comum é alguém num supermercado dizer: “Eu gostaria de duzentas gramas de queijo”. Como esta grama refere-se ao peso do queijo, o correto é “duzentos gramas”. Se a grama fosse o capim, ai sim o certo seria “duzentas gramas”.

7- A palavra “presidenta” ganhou destaque agora com a Dilma assumindo tal cargo. Eis que surge a dúvida, se está certo ou errado esta forma. A Língua Portuguesa aceita as duas formas, tanto “a presidente” como “presidenta”.

8- Têm pessoas que utilizam a expressão: “Aqui tem menas pessoas”. O advérbio “menos” é invariável, portanto em todas as ocasiões, existindo ou não palavras femininas, sempre “terão menos pessoas”.

9- Outra expressão muito utilizada é “a grande maioria”. Isto é redundante da mesma forma como “subir pra cima e descer pra baixo”. Se é a maioria, é óbvio que seja grande.

10- O uso da expressão “Com certeza”, em muitos casos é usado de forma equivocada. Quando se fala: “Com certeza, se Deus quiser sairei dessa viva” não se afirma que sairá viva. O “com certeza” como já diz, é uma afirmativa. Analisando esta frase, só sairá viva se Deus quiser, logo não se pode falar “com certeza”. Mas por puro modismo, muitos falam sem perceber a incoerência.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Tudo o que você precisa saber sobre silicone

Hoje em dia, com a mídia ditando a moda de que mulher bonita é aquela com um corpo escultural, muitas recorrem às cirurgias plásticas e próteses de silicone. Confira agora o que é verdade e o que é mentira com relação às próteses de silicone, e tire suas dúvidas. Vale lembrar que todas essas dicas só valerão se a cirurgia for feita por um especialista sério e competente.

1- Uma das dúvidas e medo das mulheres é saber se poderá amamentar depois de ter posto silicone. A mulher poderá sim amamentar, pois a prótese de silicone é colocada abaixo da glândula mamária e não interfere na sua função.

2- O Brasil não é líder em próteses de silicone como muitos pensam. Os Estados Unidos lideram o ranking intercalando de vez em quando com o Brasil, sendo pário duro entre os dois.

3- Hoje, pra quem quer colocar silicone e não tem dinheiro suficiente, a pessoa poderá fazer a cirurgia por meio de um consórcio. A lei aprovada em 2009, permite a compra de cartas de crédito para a realização de cirurgias plásticas.

4- Muitos dizem que quando uma pessoa coloca silicone é perceptível, o que nem sempre é verdade. Quando a cirurgia é bem feita, somente a pessoa que colocou silicone sabe. Existem mulheres, no entanto, que apreciam o visual “siliconada” e pedem para que a prótese fique aparente.

5- Uma indagação inerente à questão é se precisa trocar a prótese de silicone. É aconselhável que 10 anos após a cirurgia, a mulher faça um ultrassom para avaliar o estado da prótese. A troca é comum, mas só é feita se for necessário.

6- Outra pergunta é se a prótese furar, se é notório e começa a escorrer o líquido. Essas próteses são feitas à base de gel, portanto não escorrem. Agora caso ela rompa, a troca deverá ser feita imediatamente.

7- Ao contrário do que muitos pensam, a cirurgia de prótese de silicone não é a número 1 no Brasil. A cirurgia que lidera é a de lipoaspiração.

8- Para se candidatar à miss pode ter silicone? Depende... Em alguns países é proibido que candidatas tenham silicone. Aqui o Brasil isso é permitido.

9- O silicone não aumenta as chances de se ter câncer de mama. Até o presente momento, não foi constatada nenhuma ocorrência da doença de que os implantes aumentem ou reduzam os riscos do câncer de mama.

10- E pra finalizar, não existe limite de idade para se colocar silicone, desde que a indicação médica seja correta. Porém, na idade mínima, é aconselhável que a menina saia da puberdade para colocar a prótese.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

10 dicas para emagrecer

Natal já passou...Ano novo está se aproximando...e depois de todas guloseimas deste período fica na cabeça de muitos a seguinte pergunta: E agora como eu vou emagrecer? Ainda mais com o verão, praias lotadas, quem não quer ficar em forma pra curtir essa estação do ano tão esperada? Pra quem quer emagrecer, mas não tem tempo ou não quer ir à academia, vão aí algumas dicas que ajudarão a manter a forma. Mas é claro que para um resultado mais eficaz, o recomendável é a prática de exercícios físicos somada à alimentação adequada e balanceada.

1- Em alguns casos (depende do organismo e da dificuldade de ganhar peso de cada um), ingerir líquido durante as refeições pode engordar. O líquido, durante a refeição, se dilui com o ácido clorídrico e prejudica a digestão. Uma digestão comprometida pode dificultar a eliminação de gordura.

2- O ovo, ao contrário do que muitos pensam, não possui a quantidade de colesterol elevada. Sua quantidade é pequena e não compromete os níveis sanguíneos de colesterol. Ele ainda possui a “colina”, que ajuda na desintoxicação do fígado, aumentando a eliminação do colesterol. O cuidado deve ser na fritura, utilizando pouco óleo, ou até mesmo evitando.

3- Deve-se evitar comer próximo da hora de dormir. O excesso de comida aumenta a liberação da insulina, que é um hormônio que favorece o acúmulo de gordura. O recomendado seria comer uma quantidade equilibrada de duas a três horas antes de dormir.

4- Muitos evitam jantar por achar que vão engordar, o que é uma grande mentira. O jantar deve ser equilibrado, como por exemplo, o consumo de um carboidrato integral, uma carne magra, um legume, verduras e azeite. Desta forma, além de não engordar, eles fornecerão nutrientes para a formação de ossos e músculos durante a noite, e ajudarão o organismo a não acumular gordura.

5- Existe um mito de que o abacate engorda. Ele possui uma gordura monoinsaturada, que é saudável e ajuda, inclusive, a evitar o acúmulo de gordura na região abdominal. O recomendado é meio abacate pequeno, em média, três vezes por semana.

6- Um auxiliar no emagrecimento é o abacaxi. Ele possui a bromelina, uma substância que é mais encontrada no miolo da fruta, e que atua como uma enzima facilitadora da digestão. Assim, a absorção dos nutrientes será melhor, podendo reduzir o acúmulo de toxinas e gordura. Além de ajudar a emagrecer, o abacaxi ainda diminui a vontade de comer doces, colaborando duplamente na dieta.

7-     Uma outra dica para emagrecer é comer de três em três horas. Desta forma, mantém-se o metabolismo ativo e os níveis de açúcar equilibrados. Os picos de insulina, que favorecem o acúmulo de gordura e o aumento da fome nas principais refeições são evitados.

8- Outra coisa que muitos não sabem é a importância das castanhas na alimentação. Um consumo diário de uma colher de sopa das castanhas sem sal, além de várias vitaminas e minerais, favorecem o equilíbrio do organismo. As castanhas têm gorduras monoinsaturadas, muito magnésio e zinco. Evite as castanhas trituradas.

9- A ingestão de água morna evita o acúmulo de gordura porque ajuda a reduzir a acidez do estômago, favorecendo a ionização dos alimentos durante a digestão. Esse processo melhora a absorção de nutrientes, elimina toxinas e gera menos acúmulo de gordura.

10- O consumo de chá verde também ajuda a emagrecer, pois o principal composto do chá tem muitos antioxidantes e ativa a queima de gorduras. O recomendado é fazer o chá com as ervas e tomar até três xícaras ao dia. O chá só não deve ser consumido por quem tem hipertensão, hipotireoidismo ou insônia.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Óculos escuros também têm função preventiva para doenças oculares

O verão começou no último dia 21 e com ele surgem as preocupações com o sol quente e seus raios ultravioleta. Nesta época, é notória a procura por protetor solar para não ter problemas de saúde com a pele, e muitos se esquecem de outra proteção – os olhos. Os olhos são tão importantes quanto a pele e precisam de uma atenção especial. Neste caso, os óculos escuros, usados apenas como um acessório, tornam-se indispensáveis para a prevenção de doenças oculares.

Segundo o médico e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Marcus Safady, os problemas oculares mais comuns por causa da exposição solar são: opterigio, que é uma alteração da conjuntiva, uma membrana que recobre o olho; pequenos tumores de pálpebra; ceratite actínica (inflamação da córnea), que é uma exposição ao sol de várias horas e se tem um quadro agudo de dor, inflamação, e sensação de areia nos olhos. Safady ainda alerta para danos piores como no cristalino (parte do olho responsável pelo foco), e na retina, onde a imagem é projetada e transformada em estímulos nervosos.

Mas não é qualquer óculos que vai proteger de forma segura os olhos. Os óculos têm que ser de óticas estabelecidas legalmente para uma proteção de 100%. Quem compra óculos de origem duvidosa, além de não estar protegendo fielmente os olhos, ainda o está expondo a problemas mais graves pelo uso inadequado das lentes.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dilma anuncia o nome de mais dois ministros e completa equipe de governo

A presidente eleita Dilma Rousseff confirmou na manhã desta quarta-feira (22/12), o nome de mais dois ministros, fechando assim a equipe de governo para os seus 4 anos de administração do país. Ontem (21/12), Dilma havia confirmado mais cinco ministros.Veja abaixo a relação dos 7 ministros que faltavam e agora já fazem parte do novo governo, que terá início no dia 1º de janeiro.


Afonso Bandeira Florence (PT) – Ministério do Desenvolvimento Agrário
Iriny Lopes (PT) – Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) - Integração Nacional
General José Elito Carvalho - Gabinete de Segurança Institucional
Luiz Sérgio (PT-RJ) - Secretaria de Relações Institucionais
Leônidas Cristino (PSB) - Secretaria Especial de Portos
Jorge Hage - Controladoria-Geral da União (CGU)


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dilma Rousseff escolhe mais sete ministros para o seu governo

Ontem (20/12), a presidente eleita Dilma Rousseff, anunciou através de uma nota o nome de mais sete ministros para o seu governo, que terá início em 1º de janeiro. Dentre os escolhidos estão: na área da Saúde- Alexandre Padilha, que era ministro das Relações Internacionais; Na Cultura- Ana Buarque de Hollanda; ministro de Cidades- Mário Negromonte; na Advocacia Geral da União (AGU) permanece Luís Inácio Lucena; Ministério do Desenvolvimento Social será Tereza Campello; Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial- Luiza Helena de Barros; e no Ministério dos Esportes- Orlando Silva.

No total já foram anunciados 30 ministros, sendo 15 do Partido Trabalhista (PT); 6 do Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB); 1 do Partido Democrático Trabalhista (PDT); 1 do Partido da República (PR); 1 do Partido Progressista (PP); 1 do Partido Comunista do Brasil (PCdoB); e 5 que não possuem partido. Faltam ainda mais 7 ministros para serem confirmados para o governo de Dilma. Veja abaixo os nomes dos 30 ministros já confirmados e seus respectivos cargos.

Partido Trabalhista (PT)
Guido Mantega (Fazenda)
Alozio Mercadante (Ciência e Tecnologia)
Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral)
José Eduardo Cardozo (Justiça)
Antonio Palocci (Casa Civil)
Paulo Bernardo (Comunicações)
Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio)
Miriam Belchior (Planejamento)
Ideli Salvatti (Pesca)
Maria do Rosário (Direitos Humanos)
Fernando Haddad (Educação)
Alexandre Padilha (Saúde)
Luiza Helena de Bairros (Igualdade Racial)
Ana de Hollanda (Cultura)
Tereza Campello (Desenvolvimento Social)

Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB)
Wagner Rossi (Agricultura)
Pedro Novais (Turismo)
Garibaldi Alves (Previdência)
Edison Lobão (Minas e Energia)
Moreira Franco (Sec. de Assuntos Estratégicos)
Nelson Jobim (Defesa) - Cota pessoal

Partido Democrático Trabalhista (PDT)

Carlos Lupi (Trabalho)

Partido da República (PR)
Alfredo Nascimento (Transportes)

Partido Progressista (PP)
Mário Negromonte (Cidades)

Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
Orlando Silva (Esporte)

Sem Partido
Alexandre Tombini (Banco Central)
Helena Chagas (Comunicação Social)
Antonio Patriota (Relações Exteriores)
Izabella Teixeira (Meio Ambiente)
Luís Inácio Lucena Adams (AGU)

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Produto para emagrecer provoca riscos à saúde


O remédio Divine Shen, disponível nas farmácias, vem sendo usado por aqueles que buscam uma alternativa mais fácil para emagrecer do que um método mais saudável como academia e dieta. Ele é vendido como um produto natural, e ontem (19/12), uma matéria no Fantástico informou que Divine Shen é uma ameaça à saúde, por conter substâncias que comprometem o sistema cardíaco e neurológico.

O produto que é feito à base de fibra de laranja importada da China, tem registro na Anvisa desde 2007. Sua embalagem contém 30 cápsulas que custa em torno de R$ 170,00. O perito criminal Caio Freitas Júnior analisou amostras do produto e constatou a presença de sibutramina, uma substância proibida em vários países, usada para baixar o apetite. Seu consumo pode aumentar a pressão, acelerar o coração e ter palpitações. Márcio Mancini, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, afirma que um indivíduo que toma sibutramina e é cardíaco ou hipertenso, corre um risco de ter um acidente vascular cerebral ou um enfarte no miocárdio.

Depois da denúncia do produto, os donos da Apex – empresa responsável pela importação e distribuição do Divine Shen foram procurados, mas sem sucesso. Documentos da junta comercial de São Paulo informam que a empresa trabalha com comércio de tecidos, nada referente a produtos farmacêuticos. Por e-mail, a diretoria do Divine Shen alegou que desconhece os fatos e que ainda não recebeu nenhuma notificação. O Ministério Público quer que os responsáveis pelo Divine Shen respondam por crime contra a saúde pública. A pena mínima para este caso é de10 anos de prisão.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Nescau e seus 78 anos de história

O Nescau completou 78 anos de existência em 2010, e sua longa história merece destaque, não só por ter conseguido ganhar mercado e hoje estar entre os achocolatados mais queridos do Brasil, mas também por toda a sua transformação, tanto na composição quanto na sua embalagem.

Tudo começou em 1932 quando o produto foi desenvolvido e lançado pela Nestlé, sem nenhum apoio publicitário, intitulado de “Nescáo” (junção de Nestlé com cacao, matéria-prima do produto, como se costumava grafar as palavras que atualmente terminam em au). Em 1954, com a mudança ortográfica, substituíram áo por au, portanto, a nova grafia do produto seria Nescau. Seu slogan da época era “Nescau, fortifica, alimenta e engorda”. Em 61, Nescau muda sua fórmula, possuindo vitaminas e de preparo instantâneo.

A partir deste momento, o achocolatado começou a se firmar no mercado brasileiro. Sua primeira campanha publicitária intitulada “futuros profissionais”, destacava o papel do Nescau no crescimento saudável das crianças e sua dissolução instantânea. Baseada no tema do circo, e ancorada na assinatura: “gostoso como uma tarde no circo”, Nescau foi ganhando seu espaço no mercado. Em 1972, o produto ganhou ainda uma melhor solubilidade e composto vitamínico, tornando sua formulação mais saborosa. Nesse ano, foi desenvolvida uma outra campanha de relançamento do produto, agora chamado “Super Nescau”, com o slogan: Super Nescau, energia que dá gosto

Desde então, as constantes inovações da marca em formulação e embalagem aproximaram ainda mais o produto ao público jovem. Nos anos 90 surge uma nova visão relacionando os esportes radicais com o Nescau. Graças à constante inovação e principalmente por sua capacidade de falar a linguagem dos jovens, a marca lidera com destaque a categoria dos achocolatados.

A força da marca Nescau migrou para outras categorias de produtos, também com grande sucesso. É o caso do lançamento do Nescau Cereal (1996); Nescau Ball, Ovo de Páscoa, e Biscoito Recheado (1999); Versão Light do achocolatado (2001); Nescau Power (2005); Nescau ao Café em pó (2006); Nescau Nutri (2008); e em 2010, o Nescau Fast, pronto pra beber. Além de toda essa transformação, não se pode esquecer da evolução da embalagem.

Evolução da Embalagem

Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com
   

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Tarifa de trens e ônibus intermunicipais sofrerão reajuste

O Departamento Estadual de Transportes Rodoviários (Detro) publicou ontem (15/12), um decreto que autoriza a partir do ano que vem um aumento nas passagens de trens e ônibus intermunicipais do Rio. Apesar da medida, que entrará em vigor a partir do dia 2 de janeiro, o Bilhete único permanecerá inalterado, custando R$ 4,40.

Para quem utiliza o vale transporte, o aumento só ocorrerá a partir de 2 de fevereiro. A Federação das Empresas de Transportes do Rio (Fetranspor) reivindicou um aumento de 9,42%, que foi negado pelo Detro, concedendo um reajuste de 5,63%.

Na Supervia, a passagem passará de R$ 2,50 para R$ 2,80, a partir de 2 de fevereiro. A proposta de alteração nos preços das viagens de trem foi aprovada por unanimidade pela Agência Reguladora de Serviços de Transpores (Agetransp).

Veja a tabela de como ficaram os reajustes dos ônibus intermunicipais: http://odia.terra.com.br/portal/rio/fotos/10/12/16_tabela.pdf

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Originalidade em currículos é fator determinante para contratações

Sabe-se que no mundo atual para se conseguir um emprego, dentre as centenas de detalhes que tem que estar atento, um bom currículo é o essencial. Porém, essa "fórmula para o sucesso" já está um pouco repetitiva, pois na maioria dos currículos vistos pelas empresas contratantes, aparecem sempre as mesmas características como: dinâmico, ampla experiência, inovador, motivado, pró-ativo, entre outros. Sendo assim, os currículos parecem viver um "clichê" do momento, nem sempre comprovando de fato se o que está escrito nele é verdade. As pessoas escrevem em seus currículos o que a empresa contratante espera encontrar, e isto tornou-se um círculo vicioso, onde as pessoas perderam a credibilidade nas informações descritas nesses currículos, justamente por ter perdido a originalidade nos adjetivos.

Segundo o levantamento do Linkedin, um site de redes sociais especializado em contatos profissionais, uma boa apresentação tem diversas qualidades, como a objetividade, clareza e densidade informativa. Mas o currículo precisa também diferenciar o profissional, como por exemplo, em vez de usar o "dinâmico", palavras como "ágil" e "diligente", dizem a mesma coisa, mas com um ar mais criativo e diferenciado.


Essa falta de criatividade não é somente no Brasil. A pesquisa analisou também os Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Canadá e Austrália. Dentre as qualidades usadas constantemente, há expressões pouco utilizadas que também ajudam bastante na hora de ser contratado como “criativo”, “disciplinado”, “organizado”, “determinado”, “versátil”; ou ainda “capacidade analítica”, “habilidade e experiência em negociação”, “talento e domínio de técnicas para falar em público”, entre outras. O importante mesmo é ser original e por que não trocar essas palavras tão “batidas” pela boa escrita no português?

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

História do Jeans

O jeans é uma vestimenta que faz parte do armário de todas as classes sociais e faixas etárias. Quem o vê assim hoje, não imagina o processo que ele passou para se transformar nesta peça leve que nunca sai de moda. Desta forma, abaixo, um pouco da história dessa roupa que revolucionou gerações.

Tudo começou em exatamente 1872 em Nimes, na França, quando o jeans começou a ser fabricado. O nome "tecido de Nimes" acabou sendo abreviado por apenas "denim". A princípio, quem importava esse tecido era a Itália, para confeccionar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova. Esses genoveses, chamados de "genes" pelos franceses, acabaram também ganhando crédito dos norte-americanos, que o apelidaram de "jeans". Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob David. Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocado neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis.

Peças de Jeans são artigos de confecção têxtil destinado ao vestuário que usam como matéria-prima tecidos Denim. Muito populares na atualidade, as calças jeans evoluíram com o tempo e hoje são indispensáveis no mundo da moda. Tudo começou quando um século atrás Levi-Strauss criou roupas resistentes para mineiros nos Estados Unidos. No início foi tudo uma experiência. Levi Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineradores e o sucesso foi imediato. Altamente resistente, as peças não estragaram com facilidade. Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi originalmente destinado a roupas de trabalho.

A partir de então, cada vez mais os trabalhadores utilizavam o jeans para exercer suas tarefas mais árduas e de exigência física. Entretanto, o jeans só passou a ser utilizado no dia-a-dia, já no século XX. O primeiro estilista a colocar o jeans na passarela foi Calvin Klein já na década de 70. Podemos considerar que o grande feito do jeans foi a inclusão social do produto, tanto operários quanto pessoas ricas usufruíam o tecido azul. O jeans ganhou outra conotação quando dentro de sua composição foi adicionado o elastano, dando o caimento perfeito tão desejado pelas mulheres. E depois a inclusão do algodão com o poliéster e o estastano adicionando a praticidade do jeans, o brilho do poliester e o caimento perfeito do elastano.

O jeans só chegou a conquistar o restante da população após a proliferação social do seu conceito como roupa despojada e do cotidiano, sem perder seu charme e elegância. Foi justamente nessa época que as lavanderias industriais surgiram, e essas passaram a ser responsáveis por desengomarem e amaciarem o Jeans, proporcionando um toque diferenciado. Com a criação do “stone wash”, nome dado ao uso de pedras no processo, as calças passaram a ter um efeito envelhecido, permitindo assim criar vários tons de azul. Jeans claros e escuros, pela primeira vez, andavam lado a lado nas ruas.

Passou-se a época que o jeans era apenas encontrado em variações de azul. A tecnologia no tratamento do jeans não pára de evoluir e atualmente o tecido não é mais trabalhado na lavanderia, apenas na estonagem. Pode-se também dar a ele vários aspectos como efeito marmorizado, desbote em negativo, dirty (manchados), destroyed (destruídos), delavê (esbranquiçado), used (usado), e até imitar madeira e pele de animal. Na década de 50 que o jeans se transformou em símbolo de rebeldia, quando, no filme Juventude Transviada, o ator James Dean, no papel do jovem e rebelde Jim Stark, apareceu usando a combinação clássica: calça jeans e camiseta branca. Além de Dean, Marlon Brando e Elvis Presley contribuíram para que o artigo se disseminasse entre os jovens da época, que teve sua imagem ligada ao rock. A imagem rebelde do jeans se tornou tão forte, que o traje passou a ser proibido nas escolas e em lugares como cinemas e restaurantes. Logo depois, novos modelos, usados em Marylin Monroe, mostrava o jeans com um apelo sensual.

Depois de James Dean e Marlon Brando vieram os Beatles, Bob Dylan e Jimi Hendrix, e o jeans continuou se colocando como peça principal do visual jovem. Na década de 70, com a guerra do Vietnã, surgia um novo grupo, cujos ideais eram baseados na busca pela paz. Os hippies americanos adotaram o jeans como peça essencial do visual largado, e mais uma vez ele se tornou parte de uma cultura jovem. Foram os hippies que introduziram a idéia de customização das peças, feita por meios artesanais, que logo entrou em processos industriais. Ele havia entrado de vez para o vestuário, como uma peça funcional e barata, sempre ligado a um símbolo de juventude. Na mesma época o jeans inicia sua globalização e se insere na indústria européia, que transformou e aprimorou o design e o acabamento, tornando-se grande referência na produção do artigo na indústria da moda. Levi’s, Lee e Mustang se consagravam como marcas de grande nome no segmento.

Com 158 anos de existência, o jeans sem dúvida, é a a peça de roupa que veio para ficar. apesar das diversas transformações, é a vestimenta que todos adoram e que nunca pode faltar no armário.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Festival de Presépios reúne obras de diversos artistas pelo Rio de Janeiro

A Globo Rio promoveu no último dia 3 de dezembro, a 2ª edição do Festival de Presépios. A inauguração do Festival deste ano contou com uma Vila do Papai Noel e mais 20 trabalhos expostos em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro. Além das exposições, várias atrações gratuitas acontecerão nos finais de semana.

Dentre os locais onde serão organizadas as exposições dos presépios, estão os Arcos da Lapa, Central do Brasil, Praça XV, Largo da Carioca, Barra de Guaratiba, Feira de São Cristóvão, Tijuca, Méier, Largo do Machado, Jardim de Alah, Leme e Aterro do Flamengo. Lá os visitantes poderão visualizar os trabalhos de diferentes estilos, técnicas e materiais, como a utilização de casca de coqueiro, fibra de vidro e jaca. As obras deste ano chegaram a medir até 2,5 metros de altura.

Em alguns pontos do Rio, haverá ainda a arrecadação de brinquedos e livros para as crianças atendidas pela Ação da Cidadania, entre outras obras sociais. As doações poderão ser feitas diariamente até às 22h. O encerramento do Festival será no dia 26 de dezembro, às 17h, na Feira de São Cristóvão. 

O Festival também terá o concurso de melhor trabalho exposto, onde o vencedor escolhido por voto popular, receberá o prêmio de R$ 50 mil reais. Este ano, 60 artistas se inscreveram, mas apenas 21 trabalhos foram escolhidos de acordo com os critérios estabelecidos pelo evento. A votação acontecerá de 4 de dezembro a 6 de janeiro através do site do Festival. 

Confira a programação completa das atrações em cada ponto do Rio de Janeiro, acessando http://festivaldepresepios.com.br/2010/ 

Fonte: www.g1.globo.com

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Secretaria Municipal de Educação lança projeto para a distribuição de óculos nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação lançou ontem (07/12) projeto “Visão de Futuro” que consiste na distribuição de óculos para os alunos da rede municipal que tiverem a visão prejudicada. Em torno de 14 mil crianças terão acesso à consulta oftamológica e receberão os óculos se for preciso. O objetivo do programa é corrigir falhas da aprendizagem decorrentes dos problemas de visão dos estudantes.

Os beneficiados pelo programa serão os alunos das classes de alfabetização das Escolas do Amanhã, que completarão 6 anos em 2011; as crianças que possuem até 5 anos e 11 meses; os alunos que participaram das turmas de realfabetização em 2009; e os alunos do programa Nenhuma Criança a Menos.  

O projeto teve sua inauguração na Escola Municipal Reverendo Martin Luther King, na Praça da Bandeira, pela secretária Municipal de Educação Cláudia Costin, que lançou o programa às escolas municipais. Na ocasião foram entregues os primeiros 50 óculos para os atendidos. O serviço de atendimento será em dois dias da semana, de acordo com o estabelecimento, das 8h às 17h30. Os pais deverão levar seus filhos até um dos pólos de atendimento para realizar os exames, e caso necessitem de óculos, serão encaminhadas a outro local onde escolherão a armação, que será entregue na escola posteriormente.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Doses de aspirina podem reduzir risco de morte por câncer

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, constatou que o consumo diário de 75 mg de aspirina é capaz de reduzir em 20% o risco de morte de alguns tipos de câncer. Segundo os especialistas, estes resultados compensam os riscos associados ao medicamento como sangramentos e irritação do sistema digestivo.

O estudo analisou 25 mil pacientes, em sua maioria da Grã- Bretanha, e foi publicado na revista científica The Lancet. As pessoas que consumiram o medicamento tiveram um risco 25% menor de morte por câncer durante o período do estudo, e uma redução de 10% no risco de morte por qualquer causa. Sobre os tipos de câncer, houve uma redução de 40% no risco de morte por câncer de intestino, 30% para câncer de pulmão, 10% para câncer de próstata e 60% para câncer de esôfago. Os cânceres de pâncreas, estômago, cérebro, ovário e mama foram difíceis de analisar devido às poucas mortes decorrente dos pesquisados.

O coordenador do estudo, Peter Rothwell, disse que ainda não aconselha os adultos saudáveis a começarem a tomar aspirina imediatamente, devido aos riscos de sangramentos internos, apesar de serem baixos entre adultos de meia idade (0,1% anualmente). Essa porcetagem aumenta entre maiores de 75 anos. Segundo ele, o mais aconselhável seria ingerir doses diárias de aspirina entre os 45 e os 50 anos, por um período de 25 anos.

Fonte: BBC Brasil