visualizações de página

sábado, 31 de julho de 2010

Um pouco de gramática


Quem de nós já não foi num supermercado, padaria ou qualquer outro estabelecimento e se deparou com a seguinte oferta: “Hoje em promoção, mussarela 4,99!”? Aparentemente não há problema algum na frase, talvez no preço, pois onde encontraremos esse tipo de queijo a 4,99? Só poderia estar estragado ou então ser alguma pegadinha...Pois bem, o erro que muita gente não sabe está na grafia de mussarela. O correto é muçarela, com cedilha, a princípio parece estranho, mas explicando a origem tudo fica mais claro.

Muçarela, provém do italiano mozzarella, cujo significado é leite de búfala com uma espécie de fungo chamado mozze. Então do italiano mozzarela, no nosso idioma, se transformou em mozarela, pois não há duplicação de consoantes em nossa língua, salvo em raras exceções.

Há uma convenção ortográfica na Língua Portuguesa que transforma o z em c ou em ç, como por exemplo: feliz - felicidade; capaz - capacidade. Portanto da palavra mozarela deve surgir a variante muçarela, com cedilha, em virtude dessa convenção.  Agora, por que as pessoas escrevem mussarela desta forma não se sabe. Talvez pela palavra italiana ter duplo zé, os brasileiros sem o conhecimento das regras gramaticais, tenham achado que o correto seria transformar o duplo zé em duplo esse.

O certo, portanto, é escrever mozarela, de origem italiana, ou muçarela, na nossa forma aportuguesada.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Um dos grandes inventos da história completa 60 anos

Neste ano de 2010 a Tv Brasileira completa 60 anos de história, exatamente no dia 18 de setembro, quando Assis Chateaubriand importou a tecnologia. Foram importados 200 aparelhos e espalhados em pontos estratégicos para a 1ª exibição “forçada”, pois ninguém tinha os aparelhos. A pré-estréia da Televisão no Brasil aconteceu no dia 3 de Abril de 1950. Foi com uma apresentação de Frei José Mojica e as imagens foram assistidas em aparelhos instalados no saguão dos Diários Associados. A partir daí surgiram “TV na Taba", apresentado por Homero Silva, que foi o primeiro programa transmitido. Teve a participação de Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, Lia Aguiar, Vadeco, Ivon Cury, Lolita Rodrigues, Wilma Bentivegna, Aurélio Campos, do jogador Baltazar e da orquestra de George Henri. Logo na estréia a TV Brasileira teve de mostrar seu poder de improviso. Eram apenas duas câmeras e horas antes do começo da transmissão uma pifou. Os técnicos americanos aconselharam que a "festa" fosse adiada, mas lá estava o diretor Cassiano Gabus Mendes, outro pioneiro da TV brasileira, que decidiu ir ao ar mesmo só com uma câmera. Havia também o “Imagens do Dia’, e “A Vida por um fio”, sem contar a vinda do “Repórter Esso”. A programação não tinha horário fixo, haviam muitos erros de gravação, as pessoas não tinham experiência, tudo era ao vivo. Os profissionais do rádio migraram para a tv e os programas eram moldados no rádio, e até hoje são assim. A Tv Tupi é a primeira emissora que ganha seu espaço.

Na década de 60, começa a se pensar em contratar pessoas qualificadas e principalmente em publicidade. Chega o videotape, facilitando o trabalho de edição e montagem, podendo reprisar e trabalhar em vários lugares ao mesmo tempo, ganhando tempo. É um salto na produção televisiva, tornando um produto interessante financeiramente. Os aparelhos começam a crescer na produção nesta década. A Tupi sofre com problemas de administração, dando espaço para o surgimento da Tv Cultura, e Excelsior, e em 65 surge a Globo. A TV Excelsior de São Paulo coloca no ar a primeira telenovela diária: "2-5499 Ocupado", direção de Tito de Miglio, com Glória Menezes e Tarcísio Meira. Com a Ditadura de 64 vieram a censura e os seriados americanos: "Batmasterson", "Bonanza", "A Feiticeira", "Perdidos no Espaço", "Papai sabe tudo" etc. Em 69, estréia o "Jornal Nacional", da Rede Globo, marcando o início das operações em rede no Brasil. O noticiário era apresentado por Heron Domingues e Léo Batista. Foi o primeiro programa regular a ser transmitido em rede nacional e implementou um novo estilo de jornalismo na TV brasileira.

Na década de 70, oficialmente surge a tv em cores com o sistema pal-m. Cria-se as redes televisivas através de satélites com a programação integrada. A tv sofre interferência da ditadura. O governo concedia espaço para a tv de forma privada, investindo em infra-estrutura. A Globo fecha contrato com a Time-Life, que lhe dá apoio financeiro, desta forma ela dispara em relação às outras emissoras. Em 31 de Março acontece a primeira transmissão a cores da TV brasileira: a Festa da Uva de Caxias do Sul / RS. Em 73, vai ao ar pela primeira vez o programa "Fantástico", da Rede Globo. No mesmo ano "O Bem Amado" da TV Globo foi a primeira novela colorida. Inaugurada em janeiro a TV Studios (TVS), no Rio de Janeiro, embrião do SBT, de propriedade de Sílvio Santos. Em 7 de Março, a Globo coloca no ar a versão de maior audiência do "Sitio do Pica-Pau Amarelo", telenovela infantil. Não esquecendo da transmissão da Copa do Mundo no México, em que o Brasil conquistou o tri campeonato.

Na década de 80 a Tv Tupi é extinta e surge o SBT. Com o fim do regime militar é aberta a censura. Em 83, é inaugurada a Rede Manchete, com equipamentos de última geração, apresentando filmes e séries premiadas, numa programação voltada para as classes mais altas. Surge o seriado Chaves no SBT, e o Programa de Silvio santos, “a Porta da Esperança”. Na manchete, a primeira transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro direto do Sambódromo, com a inauguração da Marquês de Sapucaí. Na Globo, estréia o programa “Clube da Criança” com a Xuxa. Em 87, “a Praça é Nossa”, com o Carlos Alberto de Nóbrega, e em 89 “o Domingão do Faustão”.

Na década de 90, explode a venda de Tvs. Desta vez surgem programas voltados para as classes populares como: Ratinho Livre, Cidade Alerta, Note e Anote com Ana Maria Braga na Record. Surgem também as Tvs por assinatura, uma alternativa para as classes altas fugirem das programações abertas. Junto com elas, surge a Mtv. Em 92, transmissão ao vivo do impeachment do Presidente Fernando Collor, assumindo o vice Itamar Franco. Em 94, a Xuxa muda seu programa, surge Xuxa park, programa voltado para adolescentes aos sábados. Não esquecendo dos grandes líderes e audiência como “Sai de baixo”, “Chiquititas”, a novela “Xica da Silva” na Manchete, e “o Programa do Raul Gil” na Record. Em 99 explode um grande sucesso o Show do Milhão do Sílvio Santos, gerando grande audiência e encostando na Globo no horário nobre. No mesmo ano a Manchete fecha suas portas e surge a Rede Tv com programações como: “super pop”, “tv fama”, “a casa é sua”.

Nos anos 2000 , as emissoras passaram a importar programas e os reality shows viraram sucesso nacional. Surge a discussão sobre a tv digital. Em 2007 é oficializada no Brasil, apesar dos traços japonês, mas com sua própria linha, imagem de qualidade HD, interatividade e acessibilidade. Com tanta tecnologia, não dá pra imaginar qual será o próximo passo. Só nos resta sentar no sofá, aguardar e apreciar o que há de tão fascinante neste mundo de modernidade, que está em constante transformação.

sábado, 24 de julho de 2010

Momento literário: "Homo Automobilis"


Ler é sempre muito bom, pois além de se aprender e informar, você amplia o seu vocabulário.O texto que segue abaixo foi retirado do livro “Deus Negro” do autor Neimar de Barros. O Livro possui a tendência espírita, e com seus 29 textos independentes, nos faz refletir sobre vários temas do cotidiano, como o egoísmo e o preconceito, por exemplo. Homo Automobilis é uma retratação da nossa vida atual. Vivemos em função de bens materiais e esquecemos de dar importância para a nossa vida e família. Neste caso, uma pessoa que vive em função de um carro, que morre por ele. Nos deparamos diariamente com pessoas assim, que tratam seus carros como filhos, ou até melhor que os próprios, e esquecem que os bens passam, a nossa vida passa e deste mundo não levamos nada a não ser o que fomos e representamos para as pessoas que nos amaram. Uma reflexão de até que ponto deixamos o ter acima do ser, e deixamos nos influenciar por uma sociedade medíocre que impõe suas “regras” através da mídia.


Homo Automobilis 


Comprei um carro e aumentei meu corpo.
O carro passou a ser meu prolongamento:
Eu xingo, grito e agrido por ele.

O carro não é mais carro, o carro também sou eu.
Eu ando com duas pernas e quatro pneus,
Eu me alimento com comida e gasolina,
Eu tenho sangue e óleo,
Coração e motor,
Pulsação e bateria,
Estômago e porta-mala,
Fezes e graxa...
Eu ando com duas pernas e quatro pneus,
Sou um ‘homo automobilis”!

Se baterem nele é como se batessem em mim.
Brigo!
Perco a vida nele e por ele.
Pago imposto de renda por mim e licenciamento por ele.
Incrustamo-nos, somos um só.

Tenho nome e marca,
Tenho olhos e faróis,
Tenho membros e suspensão,
Tenho rins e carburador,
Tenho pulmões e pistões.
Eu ando com duas pernas e quatro pneus,
Sou um “homo automibilis”!

Levanto, saio, e volto com ele.
Esposa?
Filhos?
Eles são complementos!
O carro é fundamental,
Vivo mais nele quem em casa,
É quase que meu corpo fora de mim.

Lavo, enxugo...
Levo ao médico-mecânico,
Levo ao cirurgião-plástico-funileiro...
Ele é minha extensão!

Ando com duas pernas e quatro pneus,
Sou um “homo automobilis”,
Sou invenção da minha raça;
Eu surgi no progresso massificado,
Sou um “homo automobilis”...

Gente e carro,
Corpo, alma e lataria,
Sou um misto de criação divina
E invento demoníaco do século XX.

Sou um “homo automobilis”
E, para voltar a ser o que era,
Eu preciso progredir espiritualmente.

Mas meus conhecimentos estão
No jardim da infância;
Por isso, continuo sendo
Um tolo e confuso “homo automobilis”!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Operador de telemarketing pode ter a saúde prejudicada devido ao trabalho

Segundo o Sindicato dos trabalhadores em telecomunicações do Rio de Janeiro (SINTTEL), a carga horária para os trabalhadores de call center é de seis horas diárias, com duas pausas de dez minutos para descanso. Isso se deve ao fato dos trabalhadores estarem expostos a lesões por esforços repetitivos (LER), que afetam os membros superiores, causando tendinites, bursites, e problemas de coluna. Quem atua nesta área, tem mais facilidade de adquirir essas doenças, devido a se submeterem a repetidos exercícios diariamente durante um determinado tempo.

A telefonista Bruna Lemos, que trabalha há dois anos na área, diz que adquiriu tendinite e miopia, não só pelos movimentos repetitivos, mas também por estar constantemente no computador. Já o operador Alex Santos, que trabalha há cinco anos, diz não sentir nada. “ Tenho às vezes dores de cabeça, mas isso é normal. Quanto ao LER, não sinto nada", diz Alex.

Segundo especialistas, há exercícios que podem ser feitos para amenizar ou até mesmo prevenir esses males como alongamentos articulares, além de se manter uma correta postura.

O mais importante é que o empregador informe na hora da contratação para o funcionário, os possíveis riscos que ele sofrerá com a profissão.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Excesso de doces na infância pode aumentar a agressividade

Um novo estudo publicado por uma revista britânica de psiquiatria diz que a quantidade elevada de doce ingerida na infância pode aumentar a agressividade de uma pessoa no futuro. Os cientistas avaliaram cerca de 17.500 participantes, desde a década de 70, e concluíram que as pessoas, que aos 10 anos de idade consumiram doces diariamente, possuíam uma característica mais agressiva e violenta na idade adulta.

O estudo é o primeiro que busca analisar os efeitos a longo prazo da alimentação infantil e relacioná-la à violência na vida adulta. Os especialistas explicam que a atitude pode estar diretamente ligada à falta de limite que estas pessoas enfrentaram na infância, já que o excesso de doce sinaliza que os pais eram mais permissivos.  
De acordo com os pesquisadores, oferecer doces e chocolates, quase que diariamente para crianças, faz com que elas não tenham paciência para esperar por aquilo que desejam, gerando a perda de gratidão, que sugere um comportamento mais agressivo.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Time do América cria campanha para preparar jovens para a base profissional

O América do Amanhã, foi o nome dado para a escolinha de futebol do América Futebol Clube, localizada em Mesquita, na Baixada Fluminense. Com o nome de Giuiliete Coutinho, o estádio foi inaugurado em 2000, e tem a capacidade para 16.200 espectadores.

A escolinha de futebol tem como objetivo principal preparar crianças e jovens carentes para brilharem futuramente no time profissional do América, e assim, o Time voltar para a elite do futebol carioca.

O Aluno Raphael Antonio, de 15 anos, que joga pelo juvenil há um ano fala sobre seu sonho e de como é o procedimento para entrar na escolinha: “O meu maior sonho sempre foi ser jogador profissional, e aqui vejo esse sonho mais perto da realidade. Aqui eu jogo como lateral e os treinadores são muito bons, sempre estimulam a gente a crescer. E pra entrar aqui basta trazer comprovante escolar e documentos”,afirma o estudante.

Os treinos são administrados no turno da manhã ou tarde, duas vezes por semana numa carga horária de 2 horas por dia, com uma mensalidade de apenas 30 reais por mês. E durante os treinos, empresários observam os melhores alunos para possíveis contratações para times externos.

Para mais detalhes acesse o site: http//www.america-rj.com.br

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Hospital Mário Kröeff é referência no tratamento e prevenção do câncer

Mantido pela Associação Brasileira de Asssistência aos Cancerosos (ABAC), uma entidade não- governamental, filantrópica e sem fins lucrativos, o  hospital Mário Kröeff atende em torno de 200 pessoas diariamente em diversas áreas como Ginecologia, Urologia, Neurologia e Pediatria, entre outros.

O hospital vive da prestação de serviços, mas como a renda do SUS não chega a 50% do necessário, o hospital também tem que sobreviver com doações de empresas, instituições e pessoas da comunidade em geral.


Há 70 anos o hospital vem lutando para combater e prevenir o câncer, sendo a grande referência no Rio de Janeiro. Ele atende em torno de 96% das pessoas pelo SUS, não só para o tratamento de todos os tipos de câncer, mas também como ação preventiva. Mário Kröeff possui uma equipe especializada, centros cirúrgicos, 150 salas entre apartamentos, salas e enfermarias.

A paciente Cláudia Rodrigues, que há seis meses faz tratamento de prevenção falou de como é o procedimento de entrada no hospital e do seu atendimento. " Entrei aqui com suspeita de câncer no útero, mas graças a Deus era um alarme falso. Hoje faço todos os procedimentos de prevenção, e o atendimento é muito bom, e gratuito. Sei que estou em mãos de excelentes especialistas e que o hospital é de qualidade", afirma a paciente.

O Hospital fica na Rua Magé, 326, Penha Circular. Para mais informações: 2136-9696 , ou conheça mais a história do hospital acessando: http://www.mariokroeff.org.br

terça-feira, 13 de julho de 2010

Alexandre Ferreira recebe jornalistas em seu programa dominical

O Radialista Alexandre Ferreira, recebeu no dia 13 de junho, em seu programa "Domingo na Globo" os jornalistas Aline Santanna, Camila Andrade e Jorge Castro. Seu programa aos domingos que começa as 7h e termina as 10h e tem quadros como: pergunta maluca e voz misteriosa além de ser muito divertido, tem um radialista muito profissional.

Ao término do programa, Alexandre fez questão de levar os jornalistas para conhecer os demais departamentos como a beat 98, multishow fm, além de salas de apuração, jornalismo esportivo, ilhas de edição, dentre outras.

Alexandre Ferreira começou como radialista profissional em 1984 pela Rádio Nacional. Em 1986 foi para a Manchete e assim permaneceu até a sua falência em 1999. Em 2000, entra para a Rádio Globo permanecendo asim até os dias atuais.